Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon

Autores

  • Francine Altheman Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Alves Lins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295

Palavras-chave:

Feminismos contemporáneos, Femvertising, AVON, Método da cena, Campanhas de beleza

Resumo

A partir de cenas dos movimentos feministas contemporâneos, e trabalhando conceitos como cultura das marcas e femvertising, o objetivo deste trabalho é compreender o modo como a Avon se adequa a esse cenário, assim como os arranjos e disrupções que essas cenas promovem em torno de processos emancipatórios. Apostando no método da cena de Rancière para observar duas campanhas recentes, #OlhadeNovo e #VemdeAvon, constatamos que as transformações acontecem mais no âmbito da micropolítica do que de emancipações que transformam a realidade como um todo.

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Biografia do Autor

  • Francine Altheman, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Supervisora de Estágio e Professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

  • Letícia Alves Lins, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora e mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro (FJP). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Coordenadora do Curso Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e professora na mesma instituição.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

ALTHEMAN, Francine; LINS, Letícia Alves. Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 41, p. 202–214, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/201295.. Acesso em: 21 nov. 2024.