Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300008Palabras clave:
deficiência auditiva, família, aprendizagem do LIBRASResumen
A comunicação para a criança surda é essencial e conseqüentemente a aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Com o objetivo de conhecer o processo de escolarização de surdos e a opinião das mães sobre a inclusão escolar e o aprendizado da LIBRAS, entrevistou-se dez mães de deficientes auditivos. Verificou-se que 6 crianças iniciaram sua escolarização antes dos 5 anos e todas freqüentaram ensino especial. As mães afirmaram que colocaram seus filhos na escola objetivando sua socialização e que são contra o aprendizado da língua de sinais, pois desejam que a criança aprenda a falar. A escolarização é considerada como importante, mas o ensino bilingüe não é aceito, demonstrando o desconhecimento destas mães em relação aos benefícios que este tipo de educação pode trazer para o desenvolvimento de seus filhos.Descargas
Descargas
Publicado
2002-01-01
Número
Sección
Research Reports
Licencia
Para poner a disposición los contenidos, Paidéia adopta la Licencia Creative Commons, CC-BY. Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, así como remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente, lo que da los debidos créditos de derechos de autor apropiados a la revista, ofrece un enlace a la licencia e indica se han realizado cambios.
Reproducción parcial de otras publicaciones
Las citas que exceden las 500 palabras, la reproducción de una o más figuras, tablas u otras ilustraciones deben contar con la autorización escrita del titular de los derechos de autor del trabajo original para la reproducción especificada en la revista
Cómo citar
Petean, E. B. L., & Borges, C. D. (2002). Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães. Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 195-204. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300008