Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães

Autores

  • Eucia Beatriz Lopes Petean Universidade de São Paulo; FFCLRP
  • Camila Dellatorre Borges Prefeitura Municipal de São Simão

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300008

Palavras-chave:

deficiência auditiva, família, aprendizagem do LIBRAS

Resumo

A comunicação para a criança surda é essencial e conseqüentemente a aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Com o objetivo de conhecer o processo de escolarização de surdos e a opinião das mães sobre a inclusão escolar e o aprendizado da LIBRAS, entrevistou-se dez mães de deficientes auditivos. Verificou-se que 6 crianças iniciaram sua escolarização antes dos 5 anos e todas freqüentaram ensino especial. As mães afirmaram que colocaram seus filhos na escola objetivando sua socialização e que são contra o aprendizado da língua de sinais, pois desejam que a criança aprenda a falar. A escolarização é considerada como importante, mas o ensino bilingüe não é aceito, demonstrando o desconhecimento destas mães em relação aos benefícios que este tipo de educação pode trazer para o desenvolvimento de seus filhos.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

Petean, E. B. L., & Borges, C. D. (2002). Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães. Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 195-204. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300008