Abordagem Gestáltica e Psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola

Autores/as

  • Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi Universidade de Brasília
  • Marisa Maria Brito da Justa Neves Universidade de Brasília
  • Sheila Antony Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003

Palabras clave:

Abordagem Gestáltica, Psicopedagogia, Aprendizagem, Queixas Escolares

Resumen

O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar.Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção juntoà criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenosaprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e açãointerventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2006-08-01

Número

Sección

Theoretical Research

Cómo citar

Dusi, M. L. H. M., Neves, M. M. B. da J., & Antony, S. (2006). Abordagem Gestáltica e Psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 149-159. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003