A Relação Entre a Motivação Docente e Variáveis Organizacionais: Revisão da Literatura

Autores

  • João Viseu Universidade do Algarve
  • Saul Neves de Jesus Universidade do Algarve
  • Claudia Rus Universidade de Babeş-Bolyai
  • José Manuel Canavarro Universidade de Coimbra
  • Joana Pereira Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272663201613

Resumo

A motivação docente ocupa um papel central na área da educação, especialmente pelo seu impacto na motivação dos alunos. Revisões anteriores sobre este tema focaram-se, maioritariamente, em variáveis individuais e indicadores de psicopatologia. Todavia, é importante analisar as variáveis organizacionais associadas à motivação docente, uma vez que estas salientam a importância do contexto onde o docente está inserido (i.e., a escola). Desta forma, a presente revisão da literatura procurou efetuar um levantamento dos estudos, publicados entre 1990-2014 e disponíveis em várias bases de dados eletrónicas, que relacionam a motivação docente e um conjunto pré-definido de variáveis organizacionais. Os resultados obtidos demonstraram que a cultura organizacional foi a variável mais estudada em conjunto com a motivação docente, a maioria dos estudos foi publicado entre 2010-2014 e que existiu um domínio de metodologias quantitativas. São apresentadas as implicações teórico-práticas dos resultados obtidos, bem como se indicam sugestões para futuras investigações.

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Publicado

2016-04-01

Edição

Seção

Revisão Sistemática da Literatura

Como Citar

Viseu, J., Jesus, S. N. de, Rus, C., Canavarro, J. M., & Pereira, J. (2016). A Relação Entre a Motivação Docente e Variáveis Organizacionais: Revisão da Literatura . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(63), 111-120. https://doi.org/10.1590/1982-43272663201613