Escalas Bayley-III de Desenvolvimento Infantil: Adaptação Transcultural e Propriedades Psicométricas

Autores

  • Vanessa Madaschi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Tatiana Pontrelli Mecca Centro Universitário FIEO
  • Elizeu Coutinho Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristiane Silvestre Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272664201606

Resumo

Escalas com evidências de validade e precisão são importantes para avaliação do desenvolvimento infantil. No Brasil, há escassez de instrumentos padronizados e normatizados para a primeira infância. Este estudo investigou as propriedades psicométricas da Bayley Scales of Infant and Toddler Development, terceira edição (Bayley-III) que foi traduzida, adaptada para o português e testada com 207 crianças (12-42 meses). Evidências de validade convergente foram observadas entre a Bayley-III e: Peabody Developmental Motor Scale-2, Escala Internacional de Inteligência Leiter-R, Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo e Teste de Vocabulário por Imagens-Peabody. Análise fatorial exploratória indicou componente que explica 86% da variância, corroborado por bons índices de ajustes na análise fatorial confirmatória. A Bayley-III apresentou boa consistência interna com coeficientes alfa a partir de 0,90 e boa estabilidade teste-reteste apenas para a escala motora fina. Estas adequadas propriedades psicométricas podem contribuir para o avanço nas pesquisas em contexto nacional na área de avaliação do desenvolvimento infantil.

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Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Madaschi, V., Mecca, T. P., Macedo, E. C., & Paula, C. S. (2016). Escalas Bayley-III de Desenvolvimento Infantil: Adaptação Transcultural e Propriedades Psicométricas . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 189-197. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201606