Comportamento Agressivo de Crianças em um Centro de Educação Infantil

Autores

  • Sidnei Rinaldo Priolo Filho Universidade Federal de São Carlos
  • Henrique Mesquita Pompermaier Universidade Federal de São Carlos
  • Nancy Vinagre Fonseca de Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Débora de Hollanda Souza Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272664201611

Resumo

O presente trabalho examinou, em uma amostra de crianças de uma instituição de educação infantil, a relação entre comportamentos agressivos e os tipos de atividade propostos pelas educadoras. Quatro educadoras e seus respectivos alunos foram observados, em média, por seis sessões, durante as quais realizavam atividades que podiam ser livres (sem instrução) ou dirigidas. Os comportamentos mais frequentes foram os de puxar/empurrar, disputar/tirar objeto do outro e chutar/jogar objetos, sendo que 77,61% das ocorrências de comportamento agressivo foram observadas nas atividades livres. Houve associação entre as atividades livres e comportamentos agressivos. As categorias chutar/jogar objetos, disputar/tirar objetos dos outros e tapas no rosto foram as que apresentaram associação com a atividade livre. Esses resultados apontam a necessidade de se dispensar maior atenção às atividades livres das crianças, propiciando-lhes espaço adequado para o brincar e oportunidades variadas de exploração e manuseio de objetos.

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Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Filho, S. R. P., Pompermaier, H. M., Almeida, N. V. F. de, & Souza, D. de H. (2016). Comportamento Agressivo de Crianças em um Centro de Educação Infantil . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 235-243. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201611