Barreiras e Facilitadores para Implementação de Práticas Preventivas ao Abuso de Drogas

Autores

  • Erika Pizziolo Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Henrique Pinto Gomide Universidade Federal de Viçosa
  • Pedro Henrique Antunes da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pollyanna Santos da Silveira Universidade Católica de Petrópolis
  • Telmo Mota Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2835

Palavras-chave:

prevenção do abuso de drogas, formação de professores, desenvolvimento de programa

Resumo

No contexto brasileiro, desenvolve-se o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O presente estudo teve por objetivo identificar fatores citados pelos educadores-cursistas como favoráveis ou desfavoráveis à implementação de projetos de prevenção. A coleta de informações foi realizada em três momentos: no primeiro momento (T0), a amostra foi composta por 1494 cursistas. No segundo momento (T1), 2153 cursistas participaram e no terceiro momento (T2), 1017 educadores responderam às questões. Foram utilizadas técnicas de mineração de texto e análise de conteúdo. Como resultados foram propostas as categorias barreiras e aspectos favoráveis, sendo essas: capacitação da equipe escolar, relação entre alunos, comunidade escolar e participação da comunidade, aspectos familiares disfuncionais, violência e tráfico de drogas, características pessoais dos adolescentes e o ambiente escolar, respectivamente. A identificação destes aspectos é relevante ao desenvolvimento de programas de prevenção, permitindo que barreiras sejam antecipadas, propondo-se soluções para elas.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Monteiro, E. P., Gomide, H. P., Costa, P. H. A. da, Silveira, P. S. da, & Ronzani, T. M. (2018). Barreiras e Facilitadores para Implementação de Práticas Preventivas ao Abuso de Drogas. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2835. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2835