Emoções para Artistas: Integrando duas Técnicas de Análise Textual na Perspectiva Qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3009

Palavras-chave:

emoções, metodologia, análise de conteúdo, programas de computador, pesquisa qualitativa

Resumo

O objetivo deste estudo foi trazer evidências empíricas de que o uso de técnicas de análises de dados variadas pode contribuir para produzir conhecimento complementar sobre fenômenos complexos, como o das emoções. O artigo discute os resultados oriundos da utilização de duas técnicas de análise textual e sua articulação. Sua principal contribuição é metodológica, especificamente em análise qualitativa com suporte de softwares. Participaram do estudo 517 artistas que trabalhavam em diversos setores artísticos, como música e teatro. O ALCESTE e o ATLAS.ti foram usados nas análises. Os resultados sugerem convergências ou complementaridades entre essas duas técnicas. Enquanto o ATLAS.ti permite estabelecer um diálogo dos dados com a teoria, pela via da codificação aberta, para melhor alinhamento entre sistema teórico categorial e dados, o ALCESTE organiza a base dados em classes ou categorias, mediante cálculos de coocorrência de palavras, que necessitam de frame teórico para lhes dar sentido.

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Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

Gondim, S. M. G., Bendassolli, P. F., Silva, L. B., Carias, I. A., Morais, F. A. de, & Peixoto, L. S. A. (2020). Emoções para Artistas: Integrando duas Técnicas de Análise Textual na Perspectiva Qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3009. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3009