Comprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3105

Palavras-chave:

Transtorno da falta de atenção com hiperatividade, Teste de Rorschach, Crianças, Adolescentes, Personalidade

Resumo

O transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Helena Haddad, Universidade Federal de São Paulo

    Candidate to the Master’s Program at Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Latife Yazigi, Universidade Federal de São Paulo

    Professor at Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Ana Cristina Resende, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Professor at Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Go, Brazil.

  • Kelsy Catherina Nema Areco, Universidade Federal de São Paulo

    M.Sc. degree from Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Francisco Lotufo Neto, Universidade de São Paulo

    Professor at Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

Referências

Agnew-Blais, J. C., Polanczyk, G. V., Danese, A., Wertz, J., Moffitt, T. E., & Arseneault, L. (2018). Young adult mental health and functional outcomes among individuals with remitted, persistent and late-onset ADHD. The British Journal of Psychiatry, 213(3), 526-534. doi:10.1192/bjp.2018.97

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5 (5th ed.). Washington, DC: Author.

Anastopoulos, A. D., Du Paul, G. J., Weyandt, L. L., Morrissey-Kane, E., Sommer, J. L., Rhoads, L. H., … Gudmundsdottir, B. G. (2018). Rates and patterns of comorbidity among first-year college students with ADHD. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 47(2), 236-247. doi:10.1080/15374416.2015.1105137

Ando, A., Pignolo, C., Viglione, D. J., Zennaro, A., Cristofanelli, S., & Ferro, L. (2019). Assessing the personality profile with ADHD characteristics using the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). Journal of Child and Family Studies, 28(5), 1196-1206. doi:10.1007/s10826-019-01359-y

Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes progressivas coloridas de Raven: Escala especial [Manual for Raven’s Progressive Matrices and Vocabulary Scale. Section 2: The Couloured Progressive Matrices]. São Paulo, SP: CETEPP.

Bartell, S. S., & Solanto, M. V. (1995). Usefulness of the Rorschach inkblot test in assessment of attention deficit hyperactivity disorder. Perceptual and Motor Skills, 80(2), 531-541. doi:10.2466/pms.1995.80.2.531

Brasil, H. H. A. (2003). Desenvolvimento da versão brasileira da K-SADS-PL (Schudule for Affective Disorders and Schizophrenia for Scholl Aged Children Present and Lifetime Version) e estudo de suas propriedades psicométricas [Development of the Brazilian version of K-SADS-PL (Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children. Present and Lifetime Version) and study of psychometric properties] (Unpublished doctoral dissertation). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.

Cotugno, A. J. (1995). Personality attributes of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) using the Rorschach inkblot test. Journal of Clinical Psychology, 51(4), 554-562. doi:10.1002/1097-4679(199507)51:4<554:AID-JCLP2270510415>3.0.CO;2-Y

Elgen, S. K., Sommerfelt, K., Leversen, K. T., & Markestad, T. (2015). Minor neurodevelopmental impairments are associated with increased occurrence of ADHD symptoms in children born extremely preterm. European Child & Adolescent Psychiatry, 24(4), 463-470. doi:10.1007/s00787-014-0597-9

Exner, J. E. (2003). The Rorschach: A comprehensive system. Vol. 1: Basic foundations and principles of interpretation (4th ed.). Hoboken, NJ: Wiley.

Gomez, R., & Corr, P. J. (2014). ADHD and personality: A meta-analytic review. Clinical Psychology Review, 34(5), 376-388. doi:10.1016/j.cpr.2014.05.002

Hansen, B. H., Oerbeck, B., Skirbekk, B., Petrovski, B. E., & Kristensen, H. (2018). Neurodevelopmental disorders: Prevalence and comorbidity in children referred to mental health services. Nordic Journal of Psychiatry, 72(4), 285-291. doi:10.1080/08039488.2018.1444087

Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., & Newman, T. B. (2015). Delineando a pesquisa clínica [Designing clinical research] (M. S. Duncan & A. G. Islabão, Trans., 4th ed.) Porto Alegre, RS: Artmed.

Kaufman, J., Birmaher, B., Brent, D., Rao, U., Flynn, C., Moreci, P., … Ryan, N. (1997). Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-Present and Lifetime version (K-SADS-PL): Initial reliability and validity data. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 36(7), 980-988. doi:10.1097/00004583-199707000-00021

Longhini, L. Z., Rios, B. F., Peron, S., & Neufeld, C. B. (2017). Caracterização das habilidades sociais de adolescentes em contexto escolar [Characterization of social skills of teenagers in a school context]. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 13(2), 131-137. doi:10.5935/1808-5687.20170018

Meehan, K. B., Ueng-McHale, J. Y., Reynoso, J. S., Harris, B. H., Wolfson, V. M., Gomes, H., & Tuber, S. B. (2008). Self-regulation and internal resources in school-aged children with ADHD symptomatology: An investigation using the Rorschach inkblot method. Bulletin of the Menninger Clinic, 72(4), 259-282. doi:10.1521/bumc.2008.72.4.259

Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, E. E., & Erdberg, P. (2017). Rorschach Sistema de Avaliação por Desempenho: Manual de aplicação, codificação e interpretação e manual técnico [Rorschach Performance Assessment System: Administration, coding, interpretation, and technical manual] (D. R. Silva & F. K. Miguel, Trans.). São Paulo, SP: Hogrefe.

Pignolo, C., Giromini, L., Ando, A., Ghirardello, D., Di Girolamo, M., Ales, F., & Zennaro, A. (2017). An interrater reliability study of Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) raw and complexity-adjusted scores. Journal of Personality Assessment, 99(6), 619-625. doi:10.1080/00223891.2017.1296844

Polanczyk, G. V., Salum, G. A., Sugaya, L. S., Caye, A., & Rohde, L. A. (2015). Annual research review: A meta-analysis of the worldwide prevalence of mental disorders in children and adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 56(3), 345-365. doi:10.1111/jcpp.12381

Raven, J., Raven, J. C., & Court, J. H. (2019). CPM Raven: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Manual técnico [CPM Raven’s coloured progressive matrices: Technical manual] (J. J. Paula, C. G. M. F. Schlottfeldt, L. F. M. Diniz, & G. A. A. Mizuta, Trans.). São Paulo, SP: Pearson.

Raven, J. C. (2008). Teste das matrizes progressivas: Escala geral Séries A,B,C,D e E [Raven´s Progressive Matrices: Sets A,B,C,D,E] (F. Campos Trans.) Manual. Rio de Janeiro, RJ: Centro Editor de Psicologia Aplicada.´

Resende, A. C., Viglione, D. J., Martins, L. D., & Yazigi, L. (2019). Criterion validity of the Rorschach Developmental Index with children. Journal of Personality Assessment, 101(2), 191-198. doi:10.1080/00223891.2017.1368021

Sayal, K., Washbrook, E., & Propper, C. (2015). Childhood behavior problems and academic outcomes in adolescence: Longitudinal population-based study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 54(5), 360-368.e2. doi:10.1016/j.jaac.2015.02.007

Shaw, P., & Polanczyk, G. V. (2017). Combining epidemiological and neurobiological perspectives to characterize the lifetime trajectories of ADHD. European Child & Adolescent Psychiatry, 26(2), 139-141. doi:10.1007/s00787-017-0944-8

Vazquez, A. L., Sibley, M. H., & Campez, M. (2018). Measuring impairment when diagnosing adolescent ADHD: Differentiating problems due to ADHD versus other sources. Psychiatry Research, 264, 407-411. doi:10.1016/j.psychres.2018.03.083

Weinstein, A., Yaacov, Y., Manning, M., Danon, P., & Weizman, A. (2015). Internet addiction and attention deficit hyperactivity disorder among schoolchildren. The Israel Medical Association Journal: IMAJ, 17(12), 731-734. Retrieved from https://www.ima.org.il/FilesUploadPublic/IMAJ/0/181/90631.pdf

Weir, J. P. (2005). Quantifying test-retest reliability using the intraclass correlation coefficient and the SEM. Journal of Strength and Conditioning Research, 19(1), 231-240. doi:10.1519/15184.1

Wüstner, A., Otto, C., Schlack, R., Hölling, H., Klasen, F., & Ravens-Sieberer, U. (2019). Risk and protective factors for the development of ADHD symptoms in children and adolescents: Results of the longitudinal BELLA study. PloS One, 14(3), e0214412. doi:10.1371/journal.pone.0214412

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Haddad, A. H., Yazigi, L., Resende, A. C., Areco, K. C. N., & Lotufo Neto, F. (2021). Comprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAH. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3105. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3105