Validade incremental entre o teste de Wartegg e o Rorschach (R-PAS)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3106Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Esquizofrenia, Regressão linear, Técnicas projetivasResumo
Validade incremental diz respeito ao quanto uma medida pode adicionar à previsão de um critério, acima do que pode ser previsto por outras fontes de dados, ou seja, de que forma um instrumento pode complementar e auxiliar na compreensão de informações obtidas por outro. O objetivo do estudo foi verificar evidências de validade incremental entre o Teste de Wartegg e o Rorschach (R-PAS). Participaram 40 sujeitos, com idades entre 21 a 70 anos, divididos em dois grupos, um composto por pacientes com diagnóstico de esquizofrenia e outro por sujeitos sem histórico de doença psiquiátrica. Todos responderam o Rorschach e o Teste de Wartegg. Os resultados indicaram capacidade preditiva entre os instrumentos de 75% para a variável Qualidade Formal, 98% para Movimento e 100% para Conteúdo. Sugere-se novos estudos acerca das evidências de validade, com amostras maiores e também análise de outras variáveis não exploradas no presente estudo.
Downloads
Referências
Alves, A., Quaglia, M. A. C., Bachett, L. S., & Oliveira, M. S. (2014). Percepção monocular da profundidade ou relevo na ilusão da máscara côncava na esquizofrenia [Monocular depth perception or relief in the hollow-face illusion in the schizophrenia]. Estudos de Psicologia (Natal), 19(1), 40-47. doi:10.1590/S1413-294X2014000100006
Amaro, T. A. C., Areco, K. N., & Nascimento, R. S. G. (2017). Avaliação dos aspectos da personalidade em pessoas idosas na cidade de São Paulo por meio do Rorschach Performance System (R-PAS) [Evaluation of personality aspects in elderly people in Sao Paulo city using Rorschach Performance System (R-PAS)]. Revista Kairós Gerontologia, 20(2), 221-228. doi:10.23925/2176-901X.2017v20i2p211-228
Andrei, F., Siegling, A. B., Aloe, A. M., Baldaro, B., & Petrides, K. V. (2016). The incremental validity of the Trait Emotional Intelligence Questionnaire (TEIQue): A systematic review and meta-analysis. Journal of Personality Assessment, 98(3), 261-276. doi:10.1080/00223891.2015.1084630
Brackett, M. A., & Mayer, J. D. (2003). Convergent, discriminant, and incremental validity of competing measures of emotional intelligence. Personality and Social Psychology Bulletin, 29(9), 1147-1158. doi:10.1177/0146167203254596
Campos, R. C. (2013). Além dos números há uma pessoa: Sobre a utilização clínica de testes [Behind the numbers there is a person: About the clinical use of tests]. Avaliação Psicológica, 12(3), 291-298. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000300003
Capitão, C. G., & Cardoso, L. M. (2012). Evidence of incremental validity between pfister test and human figure drawing. International Journal of Psychology and Behavioral Sciences, 2(4), 120-129. doi:10.5923/j.ijpbs.20120204.07
Crisi, A., & Dentale, F. (2016). The Wartegg Drawing Completion Test: Inter-rater agreement and criterion validity of three new scoring categories. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 16(1), 83-90.
Cunha, J. A. (2000). Psicodiagnóstico-V [Psychodiagnosis-V]. Porto Alegre, RS: Artmed.
Engelman, D. H., Allyn, J. B., Crisi, A., Finn, S. E., Fischer, C. T., & Nakamura, N. (2016). “Why am I so stuck?”: A collaborative/therapeutic assessment case discussion. Journal of Personality Assessment, 98(4), 360-373. doi:10.1080/00223891.2015.1119154
Exner, J. E., Jr., & Sendín, C. (1999). Manual de interpretação do Rorschach: Para o sistema compreensivo [Rorschach interpretation manual: For the comprehensive system] (L. Y. Massuh, Trans.). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Franco, R. R. C., & Villemor-Amaral, A. E. (2012). Validade incremental do Zulliger e do Pfister no contexto da toxicomania [Incremental validity of the Zulliger and Pfister in the contexto of drug addiction]. Psico-USF, 17(1), 73-83. doi:10.1590/S1413-82712012000100009
Haynes, S. N., & Lench, H. C. (2003). Incremental validity of new clinical assessment measures. Psychological Assessment, 15(4), 456-466. doi:10.1037/1040-3590.15.4.456
Hunsley, J., & Meyer, G. J. (2003). The incremental validity of psychological testing and assessment: Conceptual, methodological, and statistical issues. Psychological Assessment, 15(4), 446-455. doi:10.1037/1040-3590.15.4.446
Marques, T. C., Chaves, A. C., & Yazigi, L. (2012). Estudo parcial da validação do Atlas do Rorschach Sistema Compreensivo em amostra de pacientes psiquiátricos de São Paulo. [Partial validation study of the Rorschach Comprehensive System atlas on a sample of psychiatric patients of São Paulo]. Psico-USF, 17(3), 417-416. doi:10.1590/S1413-82712012000300008
Merino Soto, C. A. (2014). Validez incremental del Test Gestáltico de Bender Modicado, en niños que inician el primer grado [Incremental validity for the Modified Bender Gestalt Test in children commencing first grade]. Avances en Psicología Latinoamericana, 32(2), 275-286. doi:10.12804/apl32.2.2014.07
Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, R. E., & Erdberg, P. (2011). Rorschach Performance Assessment System. Toledo, OH: Rorschach Performance Assessment System/LLC.
Mihura, J. L., & Meyer, G. J. (2018). Using the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS). New York, NY: Guilford.
Mihura, J. L., Meyer, G. J., Dumitrascu, N., & Bombel, G. (2013). The validity of individual Rorschach variables: Systematic reviews and meta-analyses of the comprehensive system. Psychological Bulletin, 139(3), 548-605. doi:10.1037/a0029406
Moore, R. C., Viglione, D. J., Rosenfarb, I. S., Patterson, T. L., & Mausbach, B. T. (2013). Rorschach measures of cognition relate to everyday and social functioning in schizophrenia. Psychological Assessment, 25(1), 253-263. doi:10.1037/a0030546
Murta, S. G. (2005). Aplicações do treinamento em habilidades sociais: Análise da produção nacional [Applications of training in social skills: Analysis of national production]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(2), 283-291. doi:10.1590/S0102-79722005000200017
Noronha, A. P. P., & Alchieri, J. C. (2004). Knowledge in psychological assessment. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(1), 43-52. doi:10.1590/S0103-166X2004000100004
Ng, T. W. H. (2015). The incremental validity of organizational commitment, organizational trust, and organizational identification. Journal of Vocational Behavior, 88, 154-163. doi:10.1016/j.jvb.2015.03.003
Ng, T. W. H., & Feldman, D. C. (2015). Ethical leadership: Meta-analytic evidence of criterion-related and incremental validity. Journal of Applied Psychology, 100(3), 948-965. doi:10.1037/a0038246
Pacico, J. C., Hutz, C. S., Schneider, A. M. A., & Bandeira, D. R. (2015). Validade [Validity]. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, & C. M. Trentini (Orgs.), Psicometria [Psychometry] (pp. 71-84). Porto Alegre, RS: Artmed.
Pessotto, F., & Primi, R. (2018a). A study of Coding Systems for the Wartegg Test and their relations with the Rorschach (R- PAS). Trends in Psychology, 26(4), 1847-1860. doi:10.9788/TP2018.4-06pt
Pessotto, F., & Primi, R. (2018b). Evidências de validade de critério para o teste de Wartegg [Evidence of criterion validity for the Wartegg Test]. Avaliação Psicológica, 17(3), 279-291. doi:10.15689/ap.2018.1703.13941.01
Pessotto, F., & Primi, R. (2018c). Evidências de validade convergente para o Teste de Wartegg [Convergent validity evidences for Wartegg Test]. Psico, 49(1), 73-80. doi:10.15448/1980-8623.2018.1.26935
Pianowski, G., Meyer, G. J., & Villemor-Amaral, A. E. (2016). The impact of R-optimized administration modeling procedures on Brazilian normative reference values for Rorschach Scores. Journal of Personality Assessment, 98(4), 408-418. doi:10.1080/00223891.2016.1148701
Pianowski, G., Meyer, G. J., Villemor-Amaral, A. E., Zuanazzi, A. C., & Nascimento, R. S. G. F. (2019). Does the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) differ from the Comprehensive System (CS) on variables relevant to interpretation? Journal of Personality Assessment, 1-16. Advance online publication. doi:10.1080/00223891.2019.1677678
Pianowski, G., & Villemor-Amaral, A. E. (2010). Localização e qualidade formal do Rorschach-SC no Brasil: Validade com não-pacientes [Location and formal quality of the Rorschach-SC in Brazil: Validity with non-patient sample]. Psico-USF, 15(3), 333-343. doi:10.1590/S1413-82712010000300007
Rizzo, A., Della Villa, L., & Crisi, A. (2015). Can the problematic Internet use evolve in a pre-psychotic state? A single case study with the Wartegg. Computers in Human Behavior, 51(A), 532-538. doi:10.1016/j.chb.2015.04.063
Schmitt, M., Hofmann, W., Gschwendner, T., Gerstenberg, F., & Zinkernagel, A. (2015). A model of moderated convergence between direct, indirect, and behavioral measures of personality traits. In T. M. Ortner & F. J. R. van de Vijver (Eds.), Behavior-based assessment in psychology: Going beyond self-report in the personality, affective, motivation, and social domains: Vol. 1. Psychological assessment – Science and practice (pp. 29-44). Göttingen, Germany: Hogrefe.
Scortegagna, S. A., & Villemor-Amaral, A. E. (2013). Rorschach e pedofilia: A fidedignidade no Teste-Reteste [Rorschach and pedophilia: A reliability at Test-Retest]. Psico, 44(4), 508-517. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11651
Silveira, L. B., Oliveira, S. E. S., & Bandeira, D. R. (2018). Validity evidences of the Inventory of Personality Organization - Brasil (IPO-Br): Its relation with the Five-Factor Model of Personality. Trends in Psychology, 26(4), 1875-1889. doi:10.9788/TP2018.4-07pt
Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica [Fundamentals of psychological testing] (C. Dornelles, Trans.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Vari, C., Velotti, P., Crisi, A., Carlesimo, S., Richetta, A. G., & Zavattini, G. C. (2017). Investigating personality and psychopathology in patients with psoriasis. Rorschachiana, 38(2), 87-107. doi:10.1027/1192-5604/a000092
Vieira, P. G. (2017). Avaliação terapêutica: Uma nova abordagem para o psicodiagnóstico [Therapeutic assessment: A new approach to psychodiagnosis]. In P. Landin, R. Almeida, & A. Roma (Eds.), Avaliação psicológica: A atualidade da prática profissional (Vol. 1, pp. 21-31). São Paulo, SP: Leader.
Vieira, P. G., & Villemor-Amaral, A. E. (2015). Evidências de validade do Rorschach Performance Assessment System no diagnóstico da esquizofrenia [Evidence of validity of Rorschach Performance Assessment System in the diagnosis of schizophrenia]. Avaliação Psicológica, 14(1), 53-62. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712015000100007
Villemor-Amaral, A. E., & Pasqualini-Casado, L. (2006). A cientificidade das técnicas projetivas em debate [The scientific status of projective techniques in discussion]. Psico-USF, 11(2), 185-193. doi:10.1590/S1413-82712006000200007
Yazigi, L., Areco, K. C. N., Fiore, M. L. M., Barros, R., Lerman, T. G., Abela, R. K., … Marques, T. C. (2013). Avaliação de processo psicoterápico por meio do Rorschach Performance Assessment System [Evaluation of the psychotherapeutic process through the Rorschach Performance Assessment System]. Fragmentos de Cultura, 23(4), 515-526. doi:10.18224/frag.v23i4.2983
Yazigi, L., Semer, N. L., Fiore, M. L. M., Abela, R. K., Lerman, T. G., & Marques, T. C. (2016). Form quality in Rorschach Comprehensive System and R-PAS: Sample of psychiatric cases. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(63), 53-61. doi:10.1590/1982-43272663201607
Yuana, R. A., Harjunowibowo, D., Karyanta, N. A., & Budiyanto, C. W. (2018). Data similarity filtering of Wartegg Personality Test result using cosine-similarity. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT (IJES), 6(3), 19-28. Retrieved from https://online-journals.org/index.php/i-jes/article/view/9413/5257
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.