Narrativas de selfies feitas por jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3111

Palavras-chave:

Fotografia, Redes sociais, Autoconceito, Jovens

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o fenômeno das selfies nas redes sociais, identificando os sentidos produzidos por jovens sobre suas selfies e buscando ampliar a compreensão sobre essa modalidade de fotografia. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 15 universitários de 18 a 28 anos que foram analisadas através da “psicanálise aplicada”. Os participantes escolheram selfies pessoais e justificaram sua publicação em redes sociais. As entrevistas apontaram múltiplos sentidos interagindo entre si. Foram criadas cinco categorias de narrativa para refletir sobre os elementos que apareceram privilegiadamente na fala dos entrevistados. Os resultados demonstraram aspectos pouco ou nada discutidos na literatura sobre o tema, revelando a pluralidade de sentidos que há nas selfies. Com isso, este estudo amplia a interpretação sobre o uso que os jovens fazem das redes sociais e contribui com novos olhares para o trabalho sobre essa temática na clínica contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Isis Graziele da Silva, Universidade de São Paulo

    Doctorate’s candidate of the Postgraduate Program in Psychology at Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Daniel Kupermann, Universidade de São Paulo

    Professor of the Universidade de São Paulo and a CNPq Scholarship Holder, São Paulo-SP, Brazil.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Silva, I. G. da, & Kupermann, D. (2021). Narrativas de selfies feitas por jovens. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3111. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3111