Evidências de validade da escala de comportamentos do transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3125

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Avaliação psicológica, Crianças

Resumo

Instrumentos de rastreio para detectar sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar ainda são necessários. O estudo teve por objetivo a construção da Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista (EC-TEA) de acordo com os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-V. A escala é composta por 31 itens, divididos em comunicação; interações sociais; comportamentos restritivos, repetitivos e rituais; e outros indicadores. A validade de conteúdo contou com cinco juízes especialistas e amostra piloto com 29 crianças entre seis e 12 anos. Os resultados se mostraram adequados, todos os itens alcançaram índices de concordâncias acima de 80% e Kappa de 0,84. As análises estatísticas exploratórias demonstraram Alfa de Cronbach igual a 0,78, valores de sensibilidade variando de 86 a 93% e especificidade de 34 a 100%. EC-TEA é de rápida aplicação, utiliza o professor como informante e contribui com a avaliação psicológica.

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Biografia do Autor

  • Camila Costa e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO, Brazil

  • Daniela Sacramento Zanini, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO, Brazil

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Silva, C. C. e, & Zanini, D. S. (2021). Evidências de validade da escala de comportamentos do transtorno do espectro autista. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3125. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3125