Autorregulação para compreensão de leitura: propriedades psicométricas de duas escalas de motivação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3135Palavras-chave:
Objetivos, Autoeficácia, Autogestão, Habilidades para leituraResumo
As metas de realização e a autoeficácia integram a dimensão motivacional da aprendizagem autorregulada. Este estudo teve por objetivo investigar as propriedades psicométricas iniciais da Escala Metas de Realização para a Compreensão de Leitura e da Escala Autoeficácia para Compreender a Leitura. Na investigação da evidência de validade de conteúdo participaram três juízes especialistas e 16 estudantes do Ensino Fundamental II, que apontaram para a adequação teórica e prática das escalas. A evidência de validade baseada na estrutura interna foi obtida com uma amostra de 522 estudantes, utilizando-se como recursos estatísticos a aplicação de análises fatoriais. Verificou-se a plausibilidade dos modelos da Escala de Metas de Realização, constituída de três fatores, e da Escala de Autoeficácia, unifatorial, bem como a identificação de estimativas adequadas fidedignidade. Os resultados deste estudo indicam que as escalas podem ser utilizadas em investigações exploratórias. Sugere-se a continuidade das pesquisas para ampliar a sua qualidade psicométrica.
Downloads
Referências
American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (2014). The standards for educational and psychological testing. Washington, DC: AERA.
Bardach, L., Oczlon, S., Pietschnig, J., & Lüftenegger, M. (2020). Has achievement goal theory been right? A meta-analysis of the relation between goal structures and personal achievement goals. Journal of Educational Psychology, 112(6), 1197-1220. doi:10.1037/edu0000419
Brennan, R. L., & Prediger, D. J. (1981). Coefficient kappa: Some uses, misuses, and alternatives. Educational and Psychological Measurement, 41(3), 687-699. doi:10.1177/001316448104100307
Bzuneck, J. A., & Boruchovitch, E. (2016). Motivação e autorregulação da motivação no contexto educativo [Motivation and self-regulation of motivation in the educational context]. Psicologia Ensino & Formação, 7(2), 73-84. doi:10.21826/2179-58002016727584
Carroll, J. M., & Fox, A. C. (2017). Reading self-efficacy predicts word reading but not comprehension in both girls and boys. Frontiers in Psychology, 7(e2056), 1-9. doi:10.3389/fpsyg.2016.02056
Damásio, B. F., & Dutra, D. F. (2017). Análise fatorial exploratória: Um tutorial com o software Factor. [Exploratory Factor Analysis: A tutorial with the Factor software.] In B. F. Damásio & J. C. Borsa (Orgs.), Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos [Psychological Instrument Development Manual] (pp. 241-266). São Paulo, SP: Vetor.
Ferraz, A. S., Cantalice, L. M., & Santos, A. A. A. (2019). Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental I [Learning motivation and reading comprehension in elementary school students]. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 10(1), 173-189. doi:10.5433/2236-6407.2019v10n1p173
Gehlbach, H., & Artino, A. R., Jr. (2018). The survey checklist (manifesto). Academic Medicine, 93(3), 360-366. doi: 10.1097/ACM.0000000000002083
Goss-Sampson, M. A. (2020). Statistical analysis in JASP: A guide for students (4th ed.). Retrieved from https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2020/11/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v14-Nov2020.pdf
Hernández Nieto, R. A. (2002). Contributions to statistical analysis: The coefficients of proportional variance, content validity and kappa. Mérida, Venezuela: Universidad de los Andes.
Klauda, S. L., & Guthrie, J. T. (2014). Comparing relations of motivation, engagement, and achievement among struggling and advanced adolescent readers. Reading and Writing, 28(2), 239-269. doi:10.1007/s11145-014-9523-2
Korpershoek, H., Kuyper, H., & van der Werf, M. P. C. (2015). Differences in students’ school motivation: A latent class modelling approach. Social Psychology of Education, 18(1), 137-163. doi:10.1007/s11218-014-9274-6
Lorenzo-Seva, U., & Ferrando, P. J. (2020). Factor. Retrieved from https://psico.fcep.urv.cat/utilitats/factor/index.html
Louick, R., Leider, C. M., Daley, S. G., Proctor, C. P., & Gardner, G. L. (2016). Motivation for reading among struggling middle school readers: A mixed methods study. Learning and Individual Differences, 49, 260-269. doi:10.1016/j.lindif.2016.06.027
Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. [Structural Equation Analysis: Theoretical foundations, software & applications.] Pêro Pinheiro, Portugal: ReportNumber.
Muthén, L. K., & Muthén, B. O. (2012). Mplus user’s guide: Statistical analysis with latent variables (7th ed.). Los Angeles, CA: Authors.
Richey, J. E., Bernacki, M. L., Belenky, D. M., & Nokes-Malach, T. J. (2018). Comparing class- and task-level measures of achievement goals. The Journal of Experimental Education, 86(4), 560-578. doi:10.1080/00220973.2017.1386155
Santos, A. A. A., Moraes, M. S., & Lima, T. H. (2018). Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental [Reading and motivation understanding for learning of fundamental teaching students]. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 93-101. doi:10.1590/2175-35392018012208
Toland, M. D., & Usher, E. L. (2016). Assessing mathematics self-efficacy: How many categories do we really need? The Journal of Early Adolescence, 36(7), 932-960. doi:10.1177/0272431615588952
Zambon, M. P., & Rose, T. M. S. (2012). Motivação de alunos do ensino fundamental: Relações entre rendimento acadêmico, autoconceito, atribuições de causalidade e metas de realização [Student motivation in fundamental education: Relations between academic performance, self-image, attributions of causality and goals]. Educação e Pesquisa, 38(4), 965-980. doi:10.1590/S1517-97022012000400012
Zimmerman, B. J., & Risemberg, R. (1997). Self-Regulatory dimensions of academic learning and motivation. In G. D. Phye (Ed.), Handbook of academic learning: Construction of knowledege (pp. 105-125). Amsterdam, The Netherlands: Academic Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.