Satisfação com a vida, afetos na escola e sintomas depressivos em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3203Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Adolescentes, Depressão, Estados emocionais, Saúde mentalResumo
A literatura indica que satisfação com a vida possui efeito direto em sintomas depressivos. Para melhor compreensão da depressão na adolescência, esta pesquisa teve como objetivo examinar a relação entre satisfação com a vida e sintomas depressivos em adolescentes brasileiros, e verificou os efeitos diretos dos afetos positivos e negativos na escola, bem como o efeito mediador destas variáveis na relação entre satisfação com a vida e sintomas depressivos. Participaram da pesquisa 428 adolescentes, com média de idade igual a 14,88. Foram utilizadas Escala Baptista de Depressão, Escala Global de Satisfação com a Vida e Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar. O teste dos modelos foi feito por meio de Path Analysis. Os resultados indicaram que os afetos na escola mediaram a relação entre satisfação com a vida e sintomas depressivos. Iniciativas de prevenção que considerem os afetos relacionados ao contexto escolar podem ser uma estratégia útil para promoção da saúde mental de jovens.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5 (5th ed.). Washington, DC: Author. doi: 10.1176/appi.books.9780890425596
Au, W. C. C., & Kennedy, K. J. (2018). A positive education program to promote wellbeing in schools: A case study from a Hong Kong school. Higher Education Studies, 8(4), 9-22. doi: 10.5539/hes.v8n4p9
Baptista, M. N. (2018). Manual da Escala Baptista de Depressão: Versão infanto-juvenil [Baptist Depression Scale Manual for Children and Youth]. São Paulo, SP: Hogrefe.
Baptista, M. N., Hauck Filho, N., & Cardoso, C. (2016). Depressão e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes: Teste de modelos teóricos [Depression and subject well-being in children and adolescents: Testing theoretical model]. Psico, 47(4), 259-267. doi:10.15448/1980-8623.2016.4.23012
Bernaras, E., Jaureguizar, J., & Garaigordobil, M. (2019). Child and adolescent depression: A review of theories, evaluation instruments, prevention programs, and treatments. Frontiers in Psychology, 10, 543. doi:10.3389/fpsyg.2019.00543
Caci, H., Morin, A. J. S., & Tran, A. (2015). Investigation of a bifator model of the Strengths and Difficulties Questionnaire. European Child & Adolescent Psychiatry, 24(10), 1291-1301. doi:10.1007/s00787-015-0679-3
Dias-Viana, J. L., & Noronha, A. P. P. (2021). School Subjective Well-Being Scale (EBESE): Development and validation of an education assessment measure. Ciencias Psicológicas, 15(1), e2349. doi:10.22235/cp.v15i1.2349
Díaz-García, A., González-Robles, A., Mor, S., Mira, A., Quero, S., García-Palacios, A., ... & Botella, C. (2020). Positive and Negative Affect Schedule (PANAS): Psychometric properties of the online Spanish version in a clinical sample with emotional disorders. BMC Psychiatry, 20(1), 56. doi:10.1186/s12888-020-2472-1
Diener, E., Heintzelman, S. J., Kushlev, K., Tay, L., Wirtz, D., Lutes, L. D., & Oishi, S. (2017). Findings all psychologists should know from the new science on subjective well-being. Canadian Psychology, 58(2), 87-104. doi:10.1037/cap0000063
Gigantesco, A., Fagnani, C., Toccaceli, V., Stazi, M. A., Lucidi, F., Violani, C., & Picardi, A. (2019). The relationship between satisfaction with life and depression symptoms by gender. Frontiers in Psychiatry, 10, 419. doi:10.3389/fpsyt.2019.00419
Huebner, E. S. (2004). Research on assessment of life satisfaction on children and adolescents. Social Indicators Research, 66, 3-33. doi:10.1023/B:SOCI.0000007497.57754.e3
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2016). Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2015 [Student’s health national research: 2015]. Rio de Janeiro, RJ: IBGE. Retrieved from https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf
Lin, W.-H., & Yi, C.-C. (2019). The effect of family cohesion and life satisfaction during adolescence on later adolescent outcomes: A prospective study. Youth & Society, 51(5), 680-706. doi:10.1177/0044118x17704865
Lombardo, P., Jones, W., Wang, L., Shen, X., & Goldner, E. M. (2018). The fundamental association between mental health and life satisfaction: Results from successive waves of a canadian national survey. BMC Public Health, 18(1), 342. doi:10.1186/s12889-018-5235-x
Lu, W. (2019). Adolescent depression: National trends, risk factors, and healthcare disparities. American Journal of Health Behavior, 43(1), 181-194. doi:10.5993/ajhb.43.1.15
Morales-Vives, F., & Dueñas, J. M. (2018). Predicting suicidal ideation in adolescent boys and girls: The role of psychological maturity, personality traits, depression and life satisfaction. The Spanish Journal of Psychology, 21, E10. doi:10.1017/sjp.2018.12
Organization for Economic Co-operation and Development. (2017). PISA 2015 Results (Volume III): Student’s well-being. doi: 10.1787/19963777
Pekrun, R. (2017). Emotion and achievement during adolescence. Child Development Perspectives, 11(3), 215-221. doi:10.1111/cdep.12237
Pössel, P., Burton, S. M., Cauley, B., Sawyer, M. G., Spence, S. H., & Sheffield, J. (2018). Associations between social support from family, friends, and teachers and depressive symptoms in adolescents. Journal of Youth and Adolescence, 47(2), 398-412. doi:10.1007/s10964-017-0712-6
Robina-Ramírez, R., Medina Merodio, J. A., & McCallum, S. (2020). What role do emotions play in transforming students’ environmental behaviour at school? Journal of Cleaner Production, 258, 120638. doi:10.1016/j.jclepro.2020.120638
Segabinazi, J. D., Zortea, M., & Giacomoni, C. H. (2014). Avaliação de bem-estar subjetivo em adolescentes [Well-being assessment in adolescents]. In C. S. Hutz (Org.), Avaliação em psicologia positiva [Assessment in positive psychology] (pp. 69-84). Porto Alegre, RS: Artmed.
World Health Organization. (2017). Depression and other common mental disorders: Global health estimates. Geneva, Switzerland: Author. Retrieved from https://apps.who.int/iris/handle/10665/254610
Yang, X., Lau, J. T. F., & Lau, M. C. M. (2018). Predictors of remission from probable depression among Hong Kong adolescents - a large-scale longitudinal study. Journal of Affective Disorders, 229, 491-497. doi:10.1016/j.jad.2017.12.080
Zhu, X., & Shek, D. T. L. (2020). The influence of adolescent problem behaviors on life satisfaction: Parent-child subsystem qualities as mediators. Child Indicators Research, 13, 1767-1789. doi:10.1007/s12187-020-09719-7
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.