Interação com videogames se relaciona a maior atenção ao presente em universitários
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3202Palavras-chave:
Jogos de computador, Atenção, Autopercepção, Estudantes universitáriosResumo
Videogames de ação exigem do jogador nível de atenção alto e reações psicomotoras quase automáticas. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar a relação entre quantidade de horas de interação com videogames de ação e a autoconsciência privada e a atenção ao momento presente. Foram recrutados 1.315 universitários (M = 21,6 anos; DP = 2,7), que responderam ao Questionário de Uso de Entretenimento e Informação Digital, à Escala de Autorreflexão e Insight e à Escala de Atenção e Consciência Plena. A análise estatística (Testes de Kruskal-Wallis e Post-Hoc de Dunn) indicou relação entre quantidade de horas de interação com videogames, atenção ao presente e autorreflexão. Conclui-se que jogar videogames de ação regularmente e por um determinado período relaciona-se a menor predisposição em voltar a atenção para si mesmo e a menor impulsividade, porém à maior propensão a focar experiências cotidianas (atenção ao presente).
Downloads
Referências
Azizi, E., Abel, L. A., & Stainer, M. J. (2017). The influence of action video game playing on eye movement behaviour during visual search in abstract, in-game and natural scenes. Attention, Perception, & Psychophysics, 79(2), 484-497. doi:10.3758/s13414-016-1256-7
Barros, V. V. D., Kozasa, E. H., Souza, I. C. W. D., & Ronzani, T. M. (2014). Validity evidence of the Brazilian version of the Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ). Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(3), 317-327. doi: 10.1590/S0102-37722014000300009
Bediou, B., Adams, D. M., Mayer, R. E., Tipton, E., Green, C. S., & Bavelier, D. (2018). Meta-analysis of action video game impact on perceptual, attentional, and cognitive skills. Psychological Bulletin, 144(1), 77-110. doi:10.1037/bul0000130
Bilevicius, E., Smith, S. D., & Kornelsen, J. (2018). Resting-state network functional connectivity patterns associated with the Mindful Attention Awareness Scale. Brain Connectivity, 8(1), 40-48. doi:1089/brain.2017.0520
Brown, K. W., & Ryan, R. M. (2003). The benefits of being present: Mindfulness and its role in psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 84(4), 822-848. doi:10.1037/0022-3514.84.4.822
Cardoso-Leite, P., Kludt, R., Vignola, G., Ma, W. J., Green, C. S., & Bavelier, D. (2016). Technology consumption and cognitive control: Contrasting action video game experience with media multitasking. Attention, Perception, & Psychophysics, 78(1), 218-241. doi:10.3758/s13414-015-0988-0
Cacioppe, R. L. (2017). Integral mindflow: A process of mindfulness-in-flow to enhance individual and organization learning. Learning Organization, 24(6), 408-417. doi:10.1108/TLO-06-2017-0063
Chen, Q., Chen, X., He, X., Wang, L., Wang, K., & Qiu, B. (2016). Aberrant structural and functional connectivity in the salience network and central executive network circuit in schizophrenia. Neuroscience Letters, 627, 178-184. doi:10.1016/j.neulet.2016.05.035
DaSilveira, A. C., DeCastro, T. G., & Gomes, W. B. (2012). Escala de Autorreflexão e Insight: Nova medida de autoconsciência adaptada e validada para adultos brasileiros [Self-Reflection and Insight Scale: New self-consciousness measure adapted and validated to brazilian adults]. Psico, 43(2), 155-162. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11693/8039
DaSilveira, A. C., DeSouza, M. L., & Gomes, W. B. (2015). Self-consciousness concept and assessment in self-report measures. Frontiers in Psychology, 6, 930. doi:10.3389/fpsyg.2015.00930
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2017). Manual de psicologia cognitiva [Cognitive psychology: A student’s handbook] (J. F. M. Dorvillé & S. M. M. Rosa, Trans., 7th ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Föcker, J., Cole, D., Beer, A. L., & Bavelier, D. (2018). Neural bases of enhanced attentional control: Lessons from action video game players. Brain and Behavior, 8(7), e01019. doi:10.1002/brb3.1019
Fortenbaugh, F. C., DeGutis, J., & Esterman, M. (2017). Recent theoretical, neural, and clinical advances in sustained attention research. Annals of the New York Academy of Sciences, 1396(1), 70-91. doi: 10.1111/nyas.13318
Funder, D. C., & Ozer, D. J. (2019). Evaluating effect size in psychological research: Sense and nonsense. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 2(2), 156-168. doi:10.1177/2515245919847202
Gong, D., He, H., Ma, W., Liu, D., Huang, M., Dong, L., …Yao, D. (2016). Functional integration between salience and central executive networks: A role for action video game experience. Neural Plasticity, 2016, 9803165. doi:10.1155/2016/9803165
Gong, D., Ma, W., Gong, J., He, H., Dong, L., Zhang, D., … & Yao, D. (2017). Action video game experience related to altered large-scale white matter networks. Neural Plasticity, 2017, 7543686. doi:10.1155/2017/7543686
Grant, A. M., Franklin, J., & Langford, P. (2002). The Self-Reflection and Insight Scale: A new measure of private self-consciousness. Social Behavior and Personality, 30(8), 821-836. doi:10.2224/sbp.2002.30.8.821
Han, D. H., Bolo, N., Daniels, M. A., Arenella, L., Lyoo, I. K., & Renshaw, P. F. (2011). Brain activity and desire for Internet video game play. Comprehensive Psychiatry, 52(1), 88-95. doi:10.1016/j.comppsych.2010.04.004
Harrington, R., & Loffredo, D. A. (2010). Insight, rumination, and self-reflection as predictors of well-being. The Journal of psychology, 145(1), 39-57. doi:10.1080/00223980.2010.528072
Kozhevnikov, M., Li, Y., Wong, S., Obana, T., & Amihai, I. (2018). Do enhanced states exist? Boosting cognitive capacities through an action video-game. Cognition, 173, 93-105. doi:10.1016/j.cognition.2018.01.006
Leal, C. K. N., Faria, G. G. B., & DeSouza, M. L. (2019). Private self-consciousness, self-reflection, insight and alcohol consumption among young people and adults. Psico-USF, 24(4), 633-644. doi:10.1590/1413-82712019240403
Murphy, J. W., Foxe, J. J., & Molholm, S. (2016). Neuro‐oscillatory mechanisms of intersensory selective attention and task switching in school‐aged children, adolescents and young adults. Developmental Science, 19(3), 469-487. doi: 10.1111/desc.12316
Scott-Hamilton, J., Schutte, N. S., & Brown, R. F. (2016). Effects of a mindfulness intervention on sports‐anxiety, pessimism, and flow in competitive cyclists. Applied Psychology: Health and Well‐Being, 8(1), 85-103. doi:10.1111/aphw.12063
Sioux (2021). Pesquisa Game Brasil 2021. Recuperado de https://www.pesquisagamebrasil.com.br/pt/ebooks/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.