Analisadores de práticas de apoio em humanização e educação permanente em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3208

Palavras-chave:

Análise institucional, Educação permanente, Sistema único de saúde, Pesquisa-ação

Resumo

As Políticas Nacionais de Humanização e Educação Permanente em Saúde têm mostrado em seu processo histórico avanços e retrocessos. Alguns conceitos do referencial teórico da análise institucional podem contribuir nesses temas, como o conceito de analisador. O objetivo do presente estudo foi discutir os analisadores identificados em uma pesquisa-intervenção, com profissionais que exercem a função de apoiadores de humanização e/ou de articuladores de educação permanente em saúde em municípios paulistas. O quadro teórico-metodológico é a análise institucional, linha sócio-clínica, sendo destacado, o trabalho dos analisadores. Participaram 30 pessoas dos grupos de intervenção. Destacamos três analisadores: (1) o analisador histórico Covid-19; (2) o analisador tempo; (3) o analisador silêncio. Esses analisadores iluminaram tensões como: o lugar periférico da atenção básica, o desconforto frente ao “não saber” e/ou a letargia ante o não-fazer imposto e o paradoxo de criar e interromper tanto ações de cuidado, como de suporte às equipes.

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Biografia do Autor

  • Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo

    Professor of the Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil.

  • Adriana Barbieri Feliciano, Universidade Federal de São Carlos

    Professor of the Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP. Brazil.

  • Monica Vilchez Silva, Departamento Regional de Saúde de Araraquara

    Director of the Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS-CDQ-SUS of Departamento Regional de Saúde de Araraquara, Araraquara-SP, Brazil.

  • Maristel Kasper, Universidade de São Paulo

    PhD Student in co-tutorship between of the Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil and the CY Cergy Paris Université, Paris, France.

  • Angelina Lettiere-Viana, Universidade de São Paulo

    Professor of the Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil.

  • Karen da Silva Santos, Universidade de São Paulo

    PhD Student in co-tutorship between of the Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brazil and the Université de Limoges, Limoges, France.

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Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

Fortuna, C. M., Feliciano, A. B., Silva, M. V., Kasper, M., Lettiere-Viana, A., & Santos, K. da S. (2022). Analisadores de práticas de apoio em humanização e educação permanente em saúde. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3208. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3208