Analisadores de práticas de apoio em humanização e educação permanente em saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3208Palavras-chave:
Análise institucional, Educação permanente, Sistema único de saúde, Pesquisa-açãoResumo
As Políticas Nacionais de Humanização e Educação Permanente em Saúde têm mostrado em seu processo histórico avanços e retrocessos. Alguns conceitos do referencial teórico da análise institucional podem contribuir nesses temas, como o conceito de analisador. O objetivo do presente estudo foi discutir os analisadores identificados em uma pesquisa-intervenção, com profissionais que exercem a função de apoiadores de humanização e/ou de articuladores de educação permanente em saúde em municípios paulistas. O quadro teórico-metodológico é a análise institucional, linha sócio-clínica, sendo destacado, o trabalho dos analisadores. Participaram 30 pessoas dos grupos de intervenção. Destacamos três analisadores: (1) o analisador histórico Covid-19; (2) o analisador tempo; (3) o analisador silêncio. Esses analisadores iluminaram tensões como: o lugar periférico da atenção básica, o desconforto frente ao “não saber” e/ou a letargia ante o não-fazer imposto e o paradoxo de criar e interromper tanto ações de cuidado, como de suporte às equipes.
Downloads
Referências
Abreu, W. J. C. P. (2021). COVID-19 pandemic: From respect for science to investments in National Health Services. Revista Rene, 22, e61290. doi:10.15253/2175-6783.20212261290
Araújo, J. L., Oliveira, K. K. D., & Freitas, R. J. M. (2020). In defense of the Unified Health System in the context of SARS-CoV-2 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Suppl. 2), e20200247. doi:10.1590/0034-7167-2020-0247
Camargo Júnior, K. R., & Coeli, C. M. (2020). A difícil tarefa de informar em meio a uma pandemia [The difficult task of informing in the midst of a pandemic]. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30(2), e300203. doi:10.1590/S0103-73312020300203
Cucinotta, D., & Vanelli, M. (2020). WHO declares COVID-19 a pandemic. Acta Biomedica, 91(1), 157-160. doi:10.23750/abm.v91i1.9397
Decreto Legislativo No. 6, de março de 2020. (2020, 20 de março). Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020 [Recognizes, for the purposes of art. 65 of Complementary Law No. 101, of May 4, 2000, the occurrence of a state of public calamity, pursuant to the request of the President of the Republic sent through Message No. 93, of March 18, 2020]. Diário Oficial da União, seção 1.
Kasper, M., Fortuna, C. M., Braghetto, G. T., Marcussi, T. C., Feliciano, A. B., & L’Abbate, S. (2019). Institutional analysis in scientific health production: An integrative literature review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 54, e03587. doi:10.1590/S1980-220X2018046203587
Lourau, R. (1978). L’état-inconscient [The unconscious state]. Paris, France: Les Éditions de Minuit.
Lourau, R. (2004). O estado na Análise Institucional [The state in institutional analysis]. In S. Altoé, René Lourau: Analista institucional em tempo integral [René Lourau: Full-time institutional analyst] (pp. 140-153). São Paulo, SP: Hucitec.
Lourau, R. (2014). A análise institucional [The institutional analysis] (3rd ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Martins, J. (1998). Não somos cronos, somos kairós [We are not chronos, we are kairos]. Revista Kairós Gerontologia, 1(1), 11-24.
Martins, J. C. O., Aquino, C. A. B., Sabóia, I. B., & Pinheiro, A. A. G. (2012). From Kairós to Kronos: Metamorphosis of work in history. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 15(2), 219-228. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v15n2/v15n2a05.pdf
Merhy, E. E. (2004). O ato de cuidar: A alma dos serviços de saúde [The act of caring: The soul of health services]. In Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde, VER - SUS Brasil: Caderno de textos [SUS Brazil: Textbook] (pp. 108-137). Brasília, DF: Author.
Merhy, E. E., Feuerwerker, L. C. M., Santos, M. L. M., Bertussi, D. C., & Baduy, R. S. (2019). Rede básica, campo de forças e micropolítica: Implicações para a gestão e cuidado em saúde [Basic network, field of forces and micropolitics: Implications for health management and care]. Saúde Debate, 43(Spe 6), 70-83. doi:10.1590/0103-11042019S606
Monceau, G. (2013). A socioclínica institucional para pesquisas em educação e em saúde [The institutional socioclinic for research in education and health.]. In S. L’Abbate, L. Mourão, & L. M. Pezzato (Orgs.), Análise institucional e saúde coletiva no Brasil [Institutional analysis and public health in Brazil] (pp. 91-103). São Paulo, SP: Hucitec.
Nunes, F. C., Caixeta, C. C., Pinho, E. S., Souza, A. C. S., & Barbosa, M. A. (2019). Group technology in psychosocial care: A dialogue between action-research and permanent health education. Texto Contexto - Enfermagem, 28, e20180161. doi:10.1590/1980-265X-TCE-2018-0161
Orlandi, E. P. (2007). As formas do silêncio: No movimento dos sentidos [The forms of silence: In the movement of the senses] (6th ed.). Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Rodrigues, H. B. C. (2013). Quatro platôs à guisa de prefácio [Four plateaus as a preface]. In S. L’Abbate, L. Mourão, & L. M. Pezzato (Orgs.), Análise institucional e saúde coletiva no Brasil [Institutional analysis and public health in Brazil] (pp. 17-29). São Paulo, SP: Hucitec.
Sarti, T. D., Lazarini, W. S., Fontenelle, L. F., & Almeida, A. P. S. C. (2020). What is the role of Primary Health Care in COVID-19 pandemic? Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29(2), e2020166. doi:10.5123/S1679-49742020000200024
Santos, L. M., & Ceccim, R. B (2019). Educação do/no trabalho no caso da saúde: Micropolítica e o componente imaterial da “educo(trans)formação” [Education of/at work in the case of health: Micropolitics and the immaterial component of “education(trans)formation”]. In R. M. C. Fernandes (Org.), Educação no/do trabalho no âmbito das políticas sociais [Education in/of work in the context of social policies] (pp. 119-136). Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS/CEGOV.
Silva, G., & Guanaes-Lorenzi, C. (2021). Registros Reflexivos na facilitação de processos de educação permanente em saúde [Reflective records in facilitating permanent education in health processes]. Revista da SPAGESP, 22(1), 6-21. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702021000100002&lng=pt&tlng=pt
Thievenaz, J., & Piot, T. (2017). L’étonnement: Un vecteur didactique en formation professionnelle [Astonishment: A didactic vector in professional qualification]. Recherche en Éducation, 28, 29-40. doi:10.4000/ree.6010
World Health Organization. (2020). Novel Coronavirus (2019-nCoV): Strategic preparedness and response plan. Geneva, Switzerland: Author. Retrieved from https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/srp-04022020.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.