Avaliação de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3216Palavras-chave:
Sexualidade, Gênero, Educação infantil, PreconceitoResumo
As temáticas de sexualidade e gênero devem ser trabalhadas em todas as etapas da escolarização. Contudo, verifica-se certa invisibilidade no contexto da infância e uma carência de trabalhos com educadores/as. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção formativa em sexualidade e gênero para professoras/es de Educação Infantil, em relação ao nível de preconceito e de atitudes relacionadas à diversidade sexual e de gênero, aos papéis de gênero e as competências educacionais para trabalhar com estudantes LGBT. Trinta e sete professoras/es participaram. Foram realizadas estatísticas descritivas, análises bivariadas na forma de testes paramétricos (testes t de amostras pareadas) e uma análise temática. A intervenção foi avaliada de maneira positiva, o nível de preconceito reduziu significativamente e houve um imediato efeito em relação a aplicação dos conhecimentos. Sugerimos o desenvolvimento de intervenções sobre manifestações sutis de preconceito à diversidade sexual e aos papéis de gênero.
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