Fluência leitora de estudantes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3240Palavras-chave:
Estudantes universitários, Leitura, Fluência, Escolha profissionalResumo
A literatura que articula o desenvolvimento de carreira com a leitura é escassa. Este estudo teve como objetivo analisar a fluência leitora de estudantes universitários, considerando a escolha de cursos mais/menos desejados. A desejabilidade tem por base as classificações de acesso ao Ensino Superior. Participaram 211 estudantes, 132 de sexo feminino, a frequentar quatro cursos: Engenharia Mecânica, Saúde, Psicologia e Educação, em três instituições públicas de ensino superior portuguesas. Os instrumentos utilizados foram ficha sociodemográfica e Teste da Idade de Leitura- TIL. Os resultados indicaram que este estudo salienta a importância de que a distribuição pelas diferentes áreas de estudo no ensino superior não seja um espelho de assimetrias ao nível de competências estudantes de Educação apresentam piores níveis de fluência leitora; estudantes de cursos menos desejados (i.e., Educação e Saúde) são significativamente menos fluentes e; estudantes com menor fluência leitora são mais prováveis de pertencerem a Educação leitoras.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: Author.
Aro, T., Eklund, K., Eloranta, A. K., Narhi, V., Korhonen, E., & Ahonen, T. (2018). Associations between childhood learning disabilities and adult-age mental health problems, lack of education, and unemployment. Journal of Learning Disabilities, 52(1), 71-83. doi:10.1177/0022219418775118
Borges, J., & Carnielli, B. (2005). Education and social stratification: regarding state university access. Cadernos de Pesquisa, 35(124), 113-139. doi:10.1590/S0100-15742005000100007
Buescu, H. C., Rocha, M. R., & Magalhães, V. F. (2021). Metas curriculares de português: Ensino básico 1.º Ciclo [Portuguese curriculum goals: Primary education 1st cycle: Mastery of reading and writing]. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência. Retrieved from https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/1_ciclo_leitura_escrita.pdf
Creed, P., Tilbury, C., Buys, N., & Crawford, M. (2011). Cross-lagged relationships between career aspirations and goal orientation in early adolescents. Journal of Vocational Behavior, 78(1), 92-99. doi:10.1016/j.jvb.2010.09.010
Dietrich, J., Kracke, B., & Nurmi, J.-E. (2011). Parents’ role in adolescents’ decision on a college major: A weekly diary study. Journal of Vocational Behavior, 79(1), 134-144. doi:10.1016/j.jvb.2010.12.003
Direção-Geral de Ensino Superior. (2020). Candidatura ao ensino superior público - colocação [Application for public higher education - placement]. Retrieved from https://www.dges.gov.pt/coloc/2020/?canal=noticias
Fernandes, T., Araújo, S., Sucena, A., Reis, A., & Castro, S. L. (2017). The 1-min screening test for reading problems in college students: Psychometric properties of the 1-min TIL. Dyslexia, 23(1), 66-87. doi:10.1002/dys.1548
Ghani, A., Muslim, N. H., & Zakaria, M. N. (2020). The effects of gender and academic achievement on reading fluency among year 2 Malaysian schoolchildren. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, 132, 109907. doi:10.1016/j.ijporl.2020.109907
Hakkarainen, A. M., Holopainen, L. K., & Savolainen, H. K. (2015). A five-year follow-up on the role of educational support in preventing dropout from upper secondary education in Finland. Journal of Learning Disabilities, 48(4), 408-421. doi:10.1177/0022219413507603
Hanson, D., Perez-Felkner, L., & Thayer, D. (2020). Overview of higher education (USA). Bloomsbury Education and Childhood Studies, 19, 1-10. doi:10.5040/9781350996489.0012
Hall, M. S., & Burns, M. K. (2018). Meta-analysis of targeted small-group reading interventions. Journal of School Psychology, 66, 54-66. doi:10.1016/j.jsp.2017.11.002
Jamshidifarsani, H., Garbaya, S., Lim, T., Blazevic, P., & Ritchie, J. M. (2019). Technology-based reading intervention programs for elementar grades: An analytical review. Computers & Education, 128, 427-451. doi:10.1016/j.compedu.2018.10.003
Kim, Y., Quinn, J., & Petscher, Y. (2021). What is text reading fluency and is it a predictor or an outcome of reading comprehension? A longitudinal investigation. Developmental Psychology, 57(5), 718-732. doi:10.1037/dev0001167
Kosunen, S. (2018). Access to higher education in Finland: Emerging processes of hidden privatization. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, 4(2), 67-77. doi:10.1080/20020317.2018.1487756
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir [Quantitative data analysis manual using IBM SPSS: Knowing how to decide, do, interpret and how to write]. Braga, Portugal: Psiquilíbrios.
Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2019). Relation between oral reading fluency and reading comprehension. CoDAS, 31(1), e20170244. doi:10.1590/2317-1782/20182018244
McGrath, A. L., & Hughes, M. T. (2018). Students with learning disabilities in inquiry-based science classrooms: A cross-case analysis. Learning Disability Quarterly, 41(3), 131-143. doi:10.1177/0731948717736007
Osborne, J. W. (2015). Best practices in logistic regression. Los Angeles, CA: Sage.
Oliveira, I. M., & Taveira, M. C. (2016). Desenvolvimento de carreira e processos académicos: Uma articulação possível e necessária [Career development and academic processes: A possible and needed articulation]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 13-18. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100003
Pacheco, V., & Santos, A. J. (2017). A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade [Fluency and reading comprehension at different levels of education]. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, (52), 233-256. doi:10.18364/rc.v1i52.172
Raspin, S., Smallwood, R., Hatfield, S., & Boesley, L. (2019). Exploring the use of the ARROW literacy intervention for looked after children in a UK local authority. Educational Psychology in Practice, 35(4), 411-423. doi:10.1080/02667363.2019.1632172
Silva, M. J., & Santos, A. A. (2004). A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho académico de universitários [The assessment of reading comprehension and academic performance of university students]. Psicologia em Estudo, 9(3), 459-467. doi:10.1590/S1413-73722004000300014
Sucena, A., Carneiro, J. F., Almeida, F. G., & Viana, F. L. (2017). Screening reading abilities: A comparison between engineering, education, health and psychology in Portuguese college students. International Journal of Engineering Education, 33(1A), 151-161. Retrieved from https://www.ijee.ie/latestissues/Vol33-1A/15_ijee3361ns.pdf
Sucena, A., & Castro, S. L. (2010). Aprender a ler e avaliar a leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura [Learning to read and assess reading. The TIL: Reading Age Test] (2nd ed.). Coimbra, Portugal: Almedina.
Taveira, M. C., Azevedo, A., & Oliveira, I. (2017). Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico [Career planning, behavior and academic performance in basic education]. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, (10), 1-5. doi:10.17979/reipe.2017.0.10.3046
Wilson, A. J., Andrewes, S. G., Struthers, H., Rowe, V. M., Bogdanovic, R. R., & Waldie, K. E. (2015). Dyscalculia and dyslexia in adults: Cognitive bases of comorbidity. Learning and Individual Differences, 37, 118-132. doi:10.1016/j.lindif.2014.11.017
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.