Fluência leitora de estudantes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3240

Palavras-chave:

Estudantes universitários, Leitura, Fluência, Escolha profissional

Resumo

A literatura que articula o desenvolvimento de carreira com a leitura é escassa. Este estudo teve como objetivo analisar a fluência leitora de estudantes universitários, considerando a escolha de cursos mais/menos desejados. A desejabilidade tem por base as classificações de acesso ao Ensino Superior. Participaram 211 estudantes, 132 de sexo feminino, a frequentar quatro cursos: Engenharia Mecânica, Saúde, Psicologia e Educação, em três instituições públicas de ensino superior portuguesas. Os instrumentos utilizados foram ficha sociodemográfica e Teste da Idade de Leitura- TIL. Os resultados indicaram que este estudo salienta a importância de que a distribuição pelas diferentes áreas de estudo no ensino superior não seja um espelho de assimetrias ao nível de competências estudantes de Educação apresentam piores níveis de fluência leitora; estudantes de cursos menos desejados (i.e., Educação e Saúde) são significativamente menos fluentes e; estudantes com menor fluência leitora são mais prováveis de pertencerem a Educação leitoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Sucena, Instituto Politécnico do Porto

    Professor of the Polytechnic Institute of Porto, Porto, Portugal.

  • Catia Marques, Instituto Politécnico do Porto

    Ph.D Researcher at the Polytechnic Institute of Porto, Porto, Portugal.

  • Ana Silva, Instituto Politécnico do Porto

    Master and a Researcher at the Polytechnic Institute of Porto, Porto, Portugal.

  • João Falcão Carneiro, Universidade do Porto

    Professor of the University of Porto, Porto, Portugal.

Referências

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: Author.

Aro, T., Eklund, K., Eloranta, A. K., Narhi, V., Korhonen, E., & Ahonen, T. (2018). Associations between childhood learning disabilities and adult-age mental health problems, lack of education, and unemployment. Journal of Learning Disabilities, 52(1), 71-83. doi:10.1177/0022219418775118

Borges, J., & Carnielli, B. (2005). Education and social stratification: regarding state university access. Cadernos de Pesquisa, 35(124), 113-139. doi:10.1590/S0100-15742005000100007

Buescu, H. C., Rocha, M. R., & Magalhães, V. F. (2021). Metas curriculares de português: Ensino básico 1.º Ciclo [Portuguese curriculum goals: Primary education 1st cycle: Mastery of reading and writing]. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência. Retrieved from https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/1_ciclo_leitura_escrita.pdf

Creed, P., Tilbury, C., Buys, N., & Crawford, M. (2011). Cross-lagged relationships between career aspirations and goal orientation in early adolescents. Journal of Vocational Behavior, 78(1), 92-99. doi:10.1016/j.jvb.2010.09.010

Dietrich, J., Kracke, B., & Nurmi, J.-E. (2011). Parents’ role in adolescents’ decision on a college major: A weekly diary study. Journal of Vocational Behavior, 79(1), 134-144. doi:10.1016/j.jvb.2010.12.003

Direção-Geral de Ensino Superior. (2020). Candidatura ao ensino superior público - colocação [Application for public higher education - placement]. Retrieved from https://www.dges.gov.pt/coloc/2020/?canal=noticias

Fernandes, T., Araújo, S., Sucena, A., Reis, A., & Castro, S. L. (2017). The 1-min screening test for reading problems in college students: Psychometric properties of the 1-min TIL. Dyslexia, 23(1), 66-87. doi:10.1002/dys.1548

Ghani, A., Muslim, N. H., & Zakaria, M. N. (2020). The effects of gender and academic achievement on reading fluency among year 2 Malaysian schoolchildren. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, 132, 109907. doi:10.1016/j.ijporl.2020.109907

Hakkarainen, A. M., Holopainen, L. K., & Savolainen, H. K. (2015). A five-year follow-up on the role of educational support in preventing dropout from upper secondary education in Finland. Journal of Learning Disabilities, 48(4), 408-421. doi:10.1177/0022219413507603

Hanson, D., Perez-Felkner, L., & Thayer, D. (2020). Overview of higher education (USA). Bloomsbury Education and Childhood Studies, 19, 1-10. doi:10.5040/9781350996489.0012

Hall, M. S., & Burns, M. K. (2018). Meta-analysis of targeted small-group reading interventions. Journal of School Psychology, 66, 54-66. doi:10.1016/j.jsp.2017.11.002

Jamshidifarsani, H., Garbaya, S., Lim, T., Blazevic, P., & Ritchie, J. M. (2019). Technology-based reading intervention programs for elementar grades: An analytical review. Computers & Education, 128, 427-451. doi:10.1016/j.compedu.2018.10.003

Kim, Y., Quinn, J., & Petscher, Y. (2021). What is text reading fluency and is it a predictor or an outcome of reading comprehension? A longitudinal investigation. Developmental Psychology, 57(5), 718-732. doi:10.1037/dev0001167

Kosunen, S. (2018). Access to higher education in Finland: Emerging processes of hidden privatization. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, 4(2), 67-77. doi:10.1080/20020317.2018.1487756

Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir [Quantitative data analysis manual using IBM SPSS: Knowing how to decide, do, interpret and how to write]. Braga, Portugal: Psiquilíbrios.

Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2019). Relation between oral reading fluency and reading comprehension. CoDAS, 31(1), e20170244. doi:10.1590/2317-1782/20182018244

McGrath, A. L., & Hughes, M. T. (2018). Students with learning disabilities in inquiry-based science classrooms: A cross-case analysis. Learning Disability Quarterly, 41(3), 131-143. doi:10.1177/0731948717736007

Osborne, J. W. (2015). Best practices in logistic regression. Los Angeles, CA: Sage.

Oliveira, I. M., & Taveira, M. C. (2016). Desenvolvimento de carreira e processos académicos: Uma articulação possível e necessária [Career development and academic processes: A possible and needed articulation]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 13-18. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100003

Pacheco, V., & Santos, A. J. (2017). A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade [Fluency and reading comprehension at different levels of education]. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, (52), 233-256. doi:10.18364/rc.v1i52.172

Raspin, S., Smallwood, R., Hatfield, S., & Boesley, L. (2019). Exploring the use of the ARROW literacy intervention for looked after children in a UK local authority. Educational Psychology in Practice, 35(4), 411-423. doi:10.1080/02667363.2019.1632172

Silva, M. J., & Santos, A. A. (2004). A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho académico de universitários [The assessment of reading comprehension and academic performance of university students]. Psicologia em Estudo, 9(3), 459-467. doi:10.1590/S1413-73722004000300014

Sucena, A., Carneiro, J. F., Almeida, F. G., & Viana, F. L. (2017). Screening reading abilities: A comparison between engineering, education, health and psychology in Portuguese college students. International Journal of Engineering Education, 33(1A), 151-161. Retrieved from https://www.ijee.ie/latestissues/Vol33-1A/15_ijee3361ns.pdf

Sucena, A., & Castro, S. L. (2010). Aprender a ler e avaliar a leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura [Learning to read and assess reading. The TIL: Reading Age Test] (2nd ed.). Coimbra, Portugal: Almedina.

Taveira, M. C., Azevedo, A., & Oliveira, I. (2017). Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico [Career planning, behavior and academic performance in basic education]. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, (10), 1-5. doi:10.17979/reipe.2017.0.10.3046

Wilson, A. J., Andrewes, S. G., Struthers, H., Rowe, V. M., Bogdanovic, R. R., & Waldie, K. E. (2015). Dyscalculia and dyslexia in adults: Cognitive bases of comorbidity. Learning and Individual Differences, 37, 118-132. doi:10.1016/j.lindif.2014.11.017

Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Sucena, A., Marques, C., Silva, A., & Carneiro, J. F. (2022). Fluência leitora de estudantes do ensino superior. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3240. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3240