O conteúdo acessado importa? redes sociais e (in)satisfação corporal: análise de moderação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3229

Palavras-chave:

Imagem corporal, Insatisfação corporal, Redes sociais

Resumo

O tipo de conteúdo acessado nas redes sociais pode afetar negativamente a imagem corporal. O objetivo do estudo foi identificar na relação entre a frequência do uso de redes sociais (Freq. SM) e (in)satisfação corporal, o papel moderador de seguir páginas focadas em aparência física (FON) e identificar diferenças nos níveis de (in)satisfação corporal entre quem segue ou não essas páginas. Participaram 499 mulheres (71.1%) e 203 homens (28.9%) adultos. Todos responderam um questionário sociodemográfico e a Escala Situacional de Satisfação Corporal. Foram realizadas análises de moderação. Identificaram-se diferenças significativas na (in)satisfação corporal entre mulheres que seguem páginas focadas em aparência física e que não seguem. Para as mulheres, “FON” é um moderador significativo. Para os homens, nenhum resultado foi significativo. Os achados contribuem para reflexões sobre o ideal corporal feminino e o método de pesquisa aplicado ao campo das redes sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laila Pires Ferreira Akerman, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brazil

  • Juliane Callegaro Borsa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brazil

Referências

Benevides, S. C., & Rodrigues, V. I. (2017). Beleza pura: Uma abordagem histórica e socioantropológica das representações do corpo e beleza no Brasil [Pure beauty: A historical and socio-anthropological approach]. Revista Mosaico, 10, 81-99. doi:10.18224/mos.v10i0.5547

Carvalho, P. H. B., Gomes, L. F., & Ferreira, M. E. C. (2016). Comparação social, insatisfação corporal e comportamento alimentar em jovens adultos [Social comparison body dissatisfaction and eating behavior in young adults]. Interação em Psicologia, 20(2), 219-225. doi:10.5380/psi.v20i2.34784

Cash, T. F. (2011). Cognitive-behavioral perspectives on body image. In T. F. Cash & L. Smolak (Eds.), Body image: A handbook of science, practice, and prevention (pp. 39-47). New York, NY: Guilford. doi:10.1016/B978-0-12-384925-0.00054-7

Cataldo, I., De Luca, I., Giorgetti, V., Cicconcelli, D., Bersani, F. S., Imperatori, C., ... Corazza, O. (2021). Fitspiration on social media: Body-image and other psychopathological risks among young adults. A narrative review. Emerging Trends in Drugs, Addictions, and Health, 1, 100010. doi:10.1016/j.etdah.2021.100010

Christian, C., Perko, V. L., Vanzhula, I. A., Tregarthen, J. P., Forbush, K. T., & Levinson, C. A. (2020). Eating disorder core symptoms and symptom pathways across developmental stages: A network analysis. Journal of Abnormal Psychology, 129(2), 177-190. doi:10.1037/abn0000477

Cohen, R., Newton-John, T., & Slater, A. (2018). “Selfie”-objectification: The role of selfies in self-objectification and disordered eating in young women. Computers in Human Behavior, 79, 68-74. doi:10.1016/j.chb.2017.10.027

Cooper, K. M., Krieg, A., & Brownell, S. E. (2018). Who perceives they are smarter? Exploring the influence of student characteristics on student academic self-concept in physiology. Advances in Physiology Education, 42(2), 200-208. doi:10.1152/advan.00085.2017

Dixon, S. (2022, May). Social media - Statistics & Facts. Statista. Retrieved from https://www.statista.com/topics/1164/social-networks/#dossierKeyfigures

Fardouly, J., & Vartanian, L. R. (2016). Social media and body image concerns: Current research and future directions. Current Opinion in Psychology, 9, 1-5. doi:10.1016/j.copsyc.2015.09.005

Ferguson, S., Brace-Govan, J., & Welsh, B. (2021). Complex contradictions in a contemporary idealised feminine body project. Journal of Marketing Management, 37(3-4), 188-215. doi:10.1080/0267257X.2020.1721553

Festinger, L. (1954). A theory of social comparison processes. Human Relations, 7(2), 117-40. doi:10.11 77/001 872675400700202

Grabe, S., Ward, L. M., & Hyde, J. S. (2008). The role of the media in body image concerns among women: A meta-analysis of experimental and correlational studies. Psychological Bulletin, 134(3), 460-476. doi:10.1037/0033-2909.134.3.460

Hayes, A. F. (2022). The PROCESS macro for SPSS, SAS, and R. Retrieved from http://processmacro.org/faq.html

Heinberg, L. J., & Thompson, J. K. (1992). Social comparison: Gender, target importance ratings, and relation to body image disturbance. Journal of Social Behavior & Personality, 7(2), 335-344.

Hirata, E., Pérez-Nebra, A. R., & Pilati, R. (2012). Desenvolvimento e validação de escalas brasileiras de percepção e internalização de normas corporais [Development and validation of Brazilian scales for measuring perception and internalization of body norms]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 48-59. doi:10.1590/S0102-79722012000100007

Hirata, E., & Pilati, R. (2010). Desenvolvimento e validação preliminar da Escala Situacional de Satisfação Corporal - ESSC [Development and preliminary validation of the Body Satisfaction Situational Scale – ESSC]. Psico-USF, 15(1), 1-11. doi:10.1590/S1413-82712010000100002

Holland, G., & Tiggemann, M. (2016). A systematic review of the impact of the use of social networking sites on body image and disordered eating outcomes. Body Image, 17, 100-110. doi:10.1016/j.bodyim.2016.02.008

Kane, G. C., Alavi, M., Labianca, G., & Borgatti, S. P. (2014). What's different about social media networks? A framework and research agenda. MIS Quarterly, 38(1), 275-304. doi:10.25300/misq/2014/38.1.13

Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, 53(1), 59-68. doi:10.1016/j. bushor.2009.09.003

Mahon, C., & Hevey, D. (2021). Processing body image on social media: Gender differences in adolescent boys’ and girls’ agency and active coping. Frontiers in Psychology, 12, 626763. doi:10.3389/fpsyg.2021.626763

Menzel, J. E., Krawczyk, R., & Thompson, J. K. (2011). Attitudinal assessment of body image for adolescents and adults. In T. F. Cash & L. Smolak (Eds.), Body image: A handbook of a theory, research and clinical practice (2nd ed., pp. 154-172). New York, NY: Guilford.

Mingoia, J., Hutchinson, A. D., Wilson, C., & Gleaves, D. H. (2017). The relationship between social networking site use and the internalization of a thin ideal in females: A meta-analytic review. Frontiers in Psychology, 8, 1351. doi:10.3389/fpsyg. 2017.01351

Paans, N. P. G., Bot, M., Brouwer, I. A., Visser, M., & Penninx, B. W. J. H. (2018). Contributions of depression and body mass index to body image. Journal of Psychiatric Research, 103, 18-25. doi:10.1016/j.jpsychires.2018.05.003

Paterna, A., Alcaraz-Ibáñez, M., Fuller-Tyszkiewicz, M., & Sicilia, A. (2021). Internalization of body shape ideals and body dissatisfaction: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Eating Disorders, 54(9), 1575- 1600. doi:10.1002/eat.23568

Pawijit, Y., Likhitsuwan, W., Ludington, J. D., & Pisitsungkagarn, K. (2017). Looks can be deceiving: Body image dissatisfaction relates to social anxiety through fear of negative evaluation. International Journal of Adolescent Medicine and Health, 31(4), 1-7. doi:10.1515/ijamh-2017-0031

Regis, J. M. O., Ramos-Cerqueira, A. T. A., Lima, M. C. P., & Torres, A. R. (2018). Social anxiety symptoms and body image dissatisfaction in medical students: Prevalence and correlates. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 67(2), 65-73. doi:10.1590/0047-2085000000187

Ricciardelli, R., Clow, K. A., & White, P. (2010). Investigating hegemonic masculinity: Portrayals of masculinity in men’s lifestyle magazines. Sex Roles, 63(1), 64-78. doi:10.1007/s11199-010-9764-8

Ryding, F. C., & Kuss, D. J. (2020). The use of social networking sites, body image dissatisfaction, and body dysmorphic disorder: A systematic review of psychological research. Psychology of Popular Media, 9(4), 412-435. doi:10.1037/ppm0000264

Saiphoo, A. N., & Vahedi, Z. (2019). A meta-analytic review of the relationship between social media use and body image disturbance. Computers in Human Behavior, 101, 259-275. doi:10.1016/j.chb.2019.07.028

Schutz, H. K., Paxton, S. J., & Wertheim, E. H. (2002). Investigation of body comparison among adolescent girls. Journal of Applied Social Psychology, 32(9), 1906-1937. doi:10.1111/j.1559-1816.2002.tb00264.x

Sigerson, L., & Cheng, C. (2018). Scales for measuring user engagement with social network sites: A systematic review of psychometric properties. Computers in Human Behavior, 83, 87-105. doi:10.1016/j.chb.2018.01.023

Swami, V. (2015). Cultural influences on body size ideals: Unpacking the impact of Westernization and modernization. European Psychologist, 20(1), 44-51. doi:10.1027/1016-9040/a000150

Tiggemann, M. (2011). Sociocultural perspectives on human appearance and body image. In T. F. Cash & L. Smolak (Eds.), Body image: A handbook of science, practice, and prevention (pp. 12-19). New York, NY: Guilford.

Tiggemann, M. (2014). The status of media effects on body image research: Commentary on articles in the themed issue on body image and media. Media Psychology, 17(2), 127-133. doi:10.1080/15213269.2014.891822

Tiggemann, M., Hayden, S., Brown, Z., & Veldhuis, J. (2018). The effect of Instagram “likes” on women’s social comparison and body dissatisfaction. Body Image, 26, 90-97. doi:10.1016/j.bodyim.2018.07.002

Tiggemann, M., & Velissaris, V. G. (2020). The effect of viewing challenging “reality check” Instagram comments on women’s body image. Body Image, 33, 257-263. doi:10.1016/j.bodyim.2020.04.004

Tiggemann, M., & Zaccardo, M. (2015). “Exercise to be fit, not skinny”: The effect of fitspiration imagery on women's body image. Body Image, 15, 61-67. doi:10.1016/j.bodyim.2015.06.003

Veldhuis, J., Alleva, J. M., Bij de Vaate, A. J., Keijer, M., & Konijn, E. A. (2020). Me, my selfie, and I: The relations between selfie behaviors, body image, self-objectification, and self-esteem in young women. Psychology of Popular Media, 9(1), 3-13. doi:10.1037/ppm0000206

Voges, M. M., Giabbiconi, C.-M., Schöne, B., Waldorf, M., Hartmann, A. S., & Vocks, S. (2019). Gender differences in body evaluation: Do men show more self-serving double standards than women? Frontiers in Psychology, 10, 544. doi:10.3389/fpsyg.2019.00544

Publicado

2022-12-09

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Akerman, L. P. F., & Borsa, J. C. (2022). O conteúdo acessado importa? redes sociais e (in)satisfação corporal: análise de moderação. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3229. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3229