Potencial empreendedor e engajamento acadêmico em estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3226

Palavras-chave:

Educação, Empreendedorismo, Universidades, Estudantes, Envolvimento

Resumo

Atualmente, há uma necessidade de adaptação na educação superior devido às novas demandas da sociedade, nesse contexto, dois fatores merecem destaque, o engajamento acadêmico e a educação empreendedora. Este estudo teve por objetivo verificar se a educação empreendedora influencia o engajamento acadêmico e o potencial empreendedor em estudantes universitários participantes e não participantes de programas de educação empreendedora. Trata-se de pesquisa quantitativa e exploratória com amostra de 563 estudantes, a qual empregou como instrumentos a Escala para Identificar Potencial Empreendedor, o Utrecht Work Engagement Scale-Students e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciaram que estudantes inscritos em programa de formação empreendedora possuem índices significativamente maiores de engajamento acadêmico e potencial empreendedor, quando comparados a acadêmicos de instituições que não possuem um programa dedicado para esta finalidade. Conclui-se, portanto, que investir em educação empreendedora pode fomentar a geração de estudantes mais engajados e com maior potencial empreendedor. 

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Biografia do Autor

  • Pedro Guilherme Basso Machado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Post-Doc Candidate of the Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR, Brazil.

  • Paulo Cesar Porto Martins, Universidade Católica do Paraná

    Professor at Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR, Brazil.

  • Dilmeire Santana Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Professor at Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR, Brazil.

  • Juan José Camou Viacava, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Professor at Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR, Brazil.

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Publicado

2022-12-12

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Machado, P. G. B., Martins, P. C. P., Vosgerau, D. S. R., & Viacava, J. J. C. (2022). Potencial empreendedor e engajamento acadêmico em estudantes universitários. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3226. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3226