Potencial empreendedor e engajamento acadêmico em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3226Palavras-chave:
Educação, Empreendedorismo, Universidades, Estudantes, EnvolvimentoResumo
Atualmente, há uma necessidade de adaptação na educação superior devido às novas demandas da sociedade, nesse contexto, dois fatores merecem destaque, o engajamento acadêmico e a educação empreendedora. Este estudo teve por objetivo verificar se a educação empreendedora influencia o engajamento acadêmico e o potencial empreendedor em estudantes universitários participantes e não participantes de programas de educação empreendedora. Trata-se de pesquisa quantitativa e exploratória com amostra de 563 estudantes, a qual empregou como instrumentos a Escala para Identificar Potencial Empreendedor, o Utrecht Work Engagement Scale-Students e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciaram que estudantes inscritos em programa de formação empreendedora possuem índices significativamente maiores de engajamento acadêmico e potencial empreendedor, quando comparados a acadêmicos de instituições que não possuem um programa dedicado para esta finalidade. Conclui-se, portanto, que investir em educação empreendedora pode fomentar a geração de estudantes mais engajados e com maior potencial empreendedor.
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