Publicidade e psicologia: estratégias de redução da violência contra a mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3306

Palavras-chave:

violência contra mulher, propaganda, moral, tecnologia social

Resumo

A violência contra mulheres é um problema pandêmico agravado pela COVID-19. Esta pesquisa objetivou verificar a eficácia de peças publicitárias em reduzir a violência contra mulheres por meio do paradigma de hipocrisia, o princípio de contraste e os mecanismos de desengajamento moral. Realizaram-se dois estudos com amostras masculinas. O Estudo 1 (n=400; Midade=21,69; Me=20,00; DP=5,79) utilizou peças tradicionais, manipulando apenas as frases de desengajamento moral. O resultado sugere que a frase combinada com imagens tradicionais são ineficazes ou geram efeito rebote. O Estudo 2 (n=303; Midade=21,38; Me=20,00; DP=4,94) manipulou a imagem e os resultados indicam maior efetividade das peças em relação à hostilidade. Entretanto, a agressão física não demonstrou diferenças significativas. Finalmente, algumas peças geraram efeito rebote, levando ao incremento da autopercepção de agressividade dos participantes. O uso da publicidade pode prejudicar políticas públicas de combate a violência contra mulheres quando sua eficácia não é devidamente testada.

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Publicado

2024-05-04

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

Pérez-Nebra, A. R., Silva, A. J. G. P. da ., Couto, C., Costa, M. T. P., Homonnai, C. T., & Modesto, J. G. (2024). Publicidade e psicologia: estratégias de redução da violência contra a mulher. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3306. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3306