Práticas Parentais, Depressão Materna e Problemas Comportamentais: Associações, Predição e Moderação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3334Palavras-chave:
depressão, relações mãe-criança, comportamento infantilResumo
Constituem lacunas os modos como se associam depressão materna, práticas educativas e problemas comportamentais infantis. Objetivou-se verificar: (a) associações entre depressão materna, práticas parentais e problemas de comportamento nesta amostra; (b) efeito preditivo isolado e combinado da depressão materna e das práticas parentais positivas e negativas para os problemas de comportamento; e (c) possível efeito moderador das práticas positivas para a relação entre depressão materna e problemas de comportamento. Participaram 101 mães biológicas de crianças que responderam a instrumentos de autorrelato validados. Os dados foram tratados por análises de regressão uni e multivariada, sendo conduzidas análises de moderação. Verificou-se associações entre parentalidade negativa, depressão materna e problemas comportamentais; com moderação das práticas positivas na redução do impacto negativo da depressão. Sugere-se o ensino de práticas positivas para minimizar fatores de risco para problemas comportamentais.
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