Acesso à educação infantil e trajetórias de desempenho escolar no ensino fundamental

Autores

  • Elaine Cristina Gardinal-Pizato Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Anne Marie Germaine Victorine Fontaine Universidade do Porto; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200005

Palavras-chave:

educação infantil, rendimento escolar, ensino fundamental

Resumo

No pressuposto de que a educação infantil (EI) contribui para trajetórias escolares mais favoráveis, o objetivo deste estudo foi verificar o impacto do tempo de exposição à educação infantil sobre o desempenho acadêmico e avaliar o progresso escolar das crianças, na trajetória do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, em função da exposição à educação infantil. Participaram 294 alunos de escolas públicas, reunidos em três grupos: sem EI, com um ano de EI e com dois anos de EI. Avaliou-se o desempenho no 3º, 4º e 5º anos, por meio do julgamento do professor e provas coletivas. O Teste de Desempenho Escolar foi aplicado no 3º e 5º ano. Controlado o efeito do nível socioeconômico, a análise de variância com medidas repetidas mostrou que o acesso à EI foi consistentemente associado a melhor desempenho, porém um tempo maior de exposição à EI não teve efeito adicional. Dadas suas implicações para políticas públicas, este último resultado requer verificação e esclarecimento por meio de novas pesquisas.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gardinal-Pizato, E. C., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. G. V. (2012). Acesso à educação infantil e trajetórias de desempenho escolar no ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(52), 187-196. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200005