Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária

Autores

  • Vera Teresa Valdemarin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Daniela Gonçalves dos Santos Campos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005

Palavras-chave:

Manual didático, Concepções pedagógicas, Escola nova

Resumo

Esse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Valdemarin, V. T., & Campos, D. G. dos S. (2007). Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 343-356. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300005