Proposta de instrumento para avaliar conhecimento de jovens sobre métodos contraceptivos

Autores

  • Nancy Capretz Batista da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Thiago Bomfim Universidade Federal de São Carlos
  • Nilceu Pfitter Cardozo Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Aparecida Paiva Franco Universidade Federal de São Carlos
  • Susi Lippi Marques Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300007

Palavras-chave:

Questionário, Gravidez na adolescência, Métodos contraceptivos

Resumo

No Brasil, as ocorrências de gravidez na adolescência têm gerado discussões e preocupação no âmbito da saúde pública. Visto que a associação com o uso inadequado de métodos contraceptivos é direta, torna-se essencial avaliar o conhecimento de adolescentes sobre tais métodos para intervir adequadamente. Este estudo realizou este levantamento e avaliou a eficácia de um questionário construído para medir tal conhecimento de estudantes do nível médio de uma cidade do interior de São Paulo. Foi encontrada falta de conhecimento adequado sobre os métodos contraceptivos (como são, uso, eficácia, indicação), independente do sexo e do tipo de escola. O instrumento apresentou níveis psicométricos satisfatórios, adequado para ser disponibilizado e os dados obtidos por meio dele mostram-se confiáveis. Sua utilização enquanto recurso técnico de avaliação poderá servir como apoio para a elaboração de intervenções que almejem maior conhecimento sobre métodos contraceptivos, sexo seguro e menores taxas de gravidez na adolescência.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Silva, N. C. B. da, Bomfim, T., Cardozo, N. P., Franco, M. A. P., & Marques, S. L. (2007). Proposta de instrumento para avaliar conhecimento de jovens sobre métodos contraceptivos . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 365-374. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300007