Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar

Autores

  • Ana Raquel Lucato Cianflone Universidade de São Paulo
  • Érika Natacha Fernandes de Andrade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300009

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação básica, Cultura escolar

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, ao propor a organização do ensino em ciclos e o regime de progressão continuada, introduz importantes modificações na organização escolar e nas práticas de avaliação adotadas nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, os objetivos desta pesquisa foram: investigar as práticas avaliativas que configuram a cultura e o ethos escolares e como esses valores fundamentam e orientam o trabalho pedagógico. Considerando os objetivos propostos, foi adotado referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em três escolas de ensino fundamental da rede estadual paulista junto a professores, equipe pedagógica e direção. Os resultados permitem concluir que há predominância de práticas fundadas no sistema de ensino seriado. Foram observados valores associados à função seletiva da escola e movimentos de resistência e ajustamento às novas medidas, como: remanejamentos informais de alunos, precariedade na formalização das avaliações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Cianflone, A. R. L., & Andrade, Érika N. F. de. (2007). Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 389-402. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300009