Progressão Continuada: qual construtivismo está em jogo?

Autores

  • Vânia Galindo Massabni Universidade de São Paulo
  • Maria Cecília Arantes Nogueira Ravagnani Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300005

Palavras-chave:

Construtivismo, Teorias, Política educacional

Resumo

A teoria construtivista de Piaget fundamenta políticas educacionais brasileiras há trinta anos, permanecendo nas propostas educativas e em vertentes teóricas construtivistas que estudam contribuições à educação. Este artigo tem como objetivo verificar se os principais argumentos que sustentam a proposta de Progressão Continuada se apóiam no Construtivismo Piagetiano ou não. A atual proposta de Progressão Continuada tem uma abordagem construtivista, ausente na idéia original de Progressão Continuada na política educacional. Confrontando os argumentos de textos acadêmicos e oficiais com textos de Piaget, verifica-se que a proposta se fundamenta na Psicologia e em uma orientação construtivista, mas não no Construtivismo Piagetiano.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Massabni, V. G., & Ravagnani, M. C. A. N. (2008). Progressão Continuada: qual construtivismo está em jogo? . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 469-484. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300005