Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental

Autores

  • Katya Luciane de Oliveira Universidade São Francisco
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300009

Palavras-chave:

Teste de Cloze, Desempenho acadêmico, Compreensão da leitura, Ensino fundamental

Resumo

O presente estudo objetivou explorar a relação entre compreensão em leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 434 estudantes matriculados nas 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. Aplicou-se, coletivamente, o Teste de Cloze. As notas escolares das disciplinas de português e matemática foram obtidas junto às secretarias de cada instituição. Os resultados revelaram associação entre compreensão em leitura e desempenho escolar. Alunos que demonstraram melhor compreensão textual também apresentavam desempenho escolar mais satisfatório em ambas as disciplinas. Esses dados foram discutidos à luz das implicações positivas que a compreensão em leitura tem para a aprendizagem de diferentes conteúdos escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Oliveira, K. L. de, Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. dos. (2008). Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 531-540. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300009