Aprendendo a gerenciar conflitos: um programa de intervenção para a 1ª série do ensino fundamental

Autores

  • Dâmaris Simon Camelo Borges Secretaria Municipal de Educação
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100004

Palavras-chave:

comportamento na sala de aula, educação afetiva, comportamento pró-social, ensino fundamental, socialização

Resumo

Dificuldades interpessoais precoces na escola podem acarretar problemas acadêmicos e comportamentais persistentes. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade de um programa para melhorar a convivência na 1ª série do ensino fundamental. Uma intervenção multimodal, incluindo ensino de habilidades de solução de problemas interpessoais, valores humanos e autocontrole emocional, foi conduzida em uma classe de 1ª série com 30 alunos, nos meses de abril a outubro. Antes e depois da intervenção foram avaliados o desempenho pró-social e a percepção de estressores. Conflitos foram registrados em um diário de campo. Os resultados mostraram redução consistente nos conflitos interpessoais registrados no diário de campo e aumento no indicador pró-social. Comparadas a um grupo de 31 alunos que não passaram pela intervenção, depois de expostas ao programa, as crianças apresentaram melhor desempenho pró-social e menor suscetibilidade a situações estressantes. Conclui-se que o programa contribuiu efetivamente para melhorar os relacionamentos entre as crianças.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2009). Aprendendo a gerenciar conflitos: um programa de intervenção para a 1ª série do ensino fundamental . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 17-26. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100004