Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes

Autores

  • Ana Paula Lazzaretti de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Dutra-Thomé Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eva Diniz Bensaja Dei Schiró Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila de Aquino Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200015

Palavras-chave:

métodos, desenvolvimento do adolescente, educação, direitos humanos

Resumo

Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, A. P. L. de, Dutra-Thomé, L., Dei Schiró, E. D. B., Morais, C. de A., & Koller, S. H. (2011). Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(49), 273-278. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200015