Emergência de Leitura e Escrita em Adultos Analfabetos Após Tarefas de Matching-to-Sample

Autores

  • Carmen Silvia Motta Bandini Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Heloisa Helena Motta Bandini Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Ana Carolina Sella Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Deisy das Graças de Souza Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272457201410

Resumo

Ler e escrever são comportamentos que proporcionam a inserção dos indivíduos em grande parte dos ambientes sociais. Apesar de sua importância, índices mostram que, no Brasil, 8,6% das pessoas com idades entre 15 e 24 anos são analfabetas. O presente artigo, dividido em dois estudos, teve como objetivo avaliar os efeitos de um currículo de ensino de leitura de palavras simples (Estudo 1) e de palavras complexas (Estudo 2) da língua portuguesa para adultos analfabetos. Cada estudo teve quatro participantes. Em ambos os estudos a leitura foi ensinada primordialmente pelo treino de relações entre palavras ditadas e palavras impressas. De forma geral, houve aumento na porcentagem de acertos em leitura e em escrita manuscrita quando comparados os desempenhos do pré-teste e dos demais testes, sendo os resultados mais consistentes nas tarefas de leitura. Estudos futuros devem continuar as investigações acerca de procedimentos com estes objetivos para esta população.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bandini, C. S. M., Bandini, H. H. M., Sella, A. C., & Souza, D. das G. de. (2014). Emergência de Leitura e Escrita em Adultos Analfabetos Após Tarefas de Matching-to-Sample . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(57), 75-84. https://doi.org/10.1590/1982-43272457201410