Leitura dialógica de um romance infanto-juvenil: efeitos sobre a compreensão textual

Autores

  • Eileen Pfeiffer Flores Universidade de Brasília
  • Laís Fernandes Pires Universidade de Brasília
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272458201412

Resumo

Estudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições.

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Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Flores, E. P., Pires, L. F., & Souza, C. B. A. de. (2014). Leitura dialógica de um romance infanto-juvenil: efeitos sobre a compreensão textual . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(58), 243-252. https://doi.org/10.1590/1982-43272458201412