Repertórios linguísticos de interdisciplinaridade em revistas brasileiras da área de psicologia

Autores

  • Mary Jane Paris Spink Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcos Antonio dos Santos Reigota Universidade de Sorocaba
  • Mário Henrique da Mata Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272459201411

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os modos de coordenação de repertórios linguísticos sobre interdisciplinaridade para divulgação do conhecimento científico. Parte de breve contextualização histórica sobre interdisciplinaridade e sobre as maneiras como as disciplinas são organizadas para fins de gestão no Brasil e busca responder à pergunta: Como operam essas formas de ordenar, controlar e coordenar saberes interdisciplinares na divulgação científica? A análise dos modos de coordenar a interdisciplinaridade na divulgação dos conhecimentos teve por base as propostas editoriais das revistas da área da Psicologia, classificadas no Qualis como A1, A2 e B1. Conclui-se que as revistas performam interdisciplinaridades distintas, pois utilizam formas diversas de associar saberes: por temas, áreas e teorias ou referenciais teóricos. Finalizamos com uma reflexão a respeito de como se desenvolvem essas formas de coordenar saberes para a divulgação de conhecimentos para o público.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Spink, M. J. P., Reigota, M. A. dos S., & Martins, M. H. da M. (2014). Repertórios linguísticos de interdisciplinaridade em revistas brasileiras da área de psicologia . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(59), 371-378. https://doi.org/10.1590/1982-43272459201411