Aprender Brincando: Ecoar e Tatear na Ampliação do Repertório Verbal de Bebês

Autores

  • Thaise Löhr Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201510

Resumo

Referir-se ao objeto ou evento dizendo o nome correspondente é uma importante aquisição na aprendizagem do comportamento verbal. A relação entre o nome falado e seu referente, denominada tato, é considerada imprescindível na ampliação de repertórios verbais das crianças. Este trabalho teve por objetivo ensinar a tatear a quatro crianças acolhidas judicialmente, com reduzida exposição à estimulação verbal e com idades entre 26 e 29 meses. O procedimento introduziu características de brincadeira no ensino do tato, e do repertório requisito que era a emissão de reposta ecoica, em procedimentos empregados no ensino de repertório verbal para crianças com atraso de linguagem. Todas as crianças aprenderam a tatear (e ecoar). O procedimento foi eficaz para incrementar o repertório de ecoar e promover a aquisição do repertório de tatear. Os resultados confirmam a literatura que considera a aprendizagem de repertório ecoico como requisito na aquisição do tato.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Löhr, T., & Gil, M. S. C. de A. (2015). Aprender Brincando: Ecoar e Tatear na Ampliação do Repertório Verbal de Bebês . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 77-84. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201510