IRDI na Avaliação de Bebês com Problemas de Desenvolvimento Associados ao Autismo

Autores

  • Nathalia Teixeira Caldas Campana Universidade de São Paulo; Universidade de São Paulo
  • Rogério Lerner Universidade de São Paulo; Universidade de São Paulo
  • Vinicius Frayze David Universidade de São Paulo; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201511

Resumo

Esta pesquisa é um estudo exploratório com o objetivo de investigar contribuições que o protocolo Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) pode trazer para avaliação de bebês que estejam se desenvolvendo em um percurso autístico. Para tanto, foram comparados resultados do IRDI e do Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) em 43 bebês de 18 meses de vida. O estudo demonstrou que dentre os riscos detectados pelo IRDI também está o autismo. A análise estatística aponta para a possibilidade de o eixo Suposição de Sujeito (SS) não diferenciar bebês com problemas de desenvolvimento associados ao autismo daqueles que apresentam um desenvolvimento típico. O eixo Alternância Presença/Ausência (PA) parece ser aquele que mais distingue os dois grupos de bebês. A vinheta clínica demonstra que o IRDI pode ser utilizado como um operador de leitura que auxilia a compreensão de dinâmicas familiares com potencial para orientar intervenções no contexto da saúde pública.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Campana, N. T. C., Lerner, R., & David, V. F. (2015). IRDI na Avaliação de Bebês com Problemas de Desenvolvimento Associados ao Autismo . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 85-93. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201511