A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Andrea Carvalho Beluce Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de Londrina
  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201513

Resumo

As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Beluce, A. C., & Oliveira, K. L. de. (2015). A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 105-113. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201513