A Motivação dos Estudantes Para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272560201513Resumo
As especificidades da educação on-line requerem engajamento e autonomia do estudante, fatores que estão relacionados à motivação para aprender. Esta pesquisa investigou a motivação dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Para tanto, utilizou-se a Escala de Estratégia de Ensino, de Aprendizagem e Motivação para Aprender em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EEAM-AVA. A escala apresentava 32 itens e 6 dimensões, sendo que 3 destes se destinavam à mensuração das variáveis motivação autônoma, motivação controlada e desmotivação. Participaram 572 estudantes do estado do Paraná, inscritos em cursos do ensino superior e em um curso de formação continuada. Os resultados revelaram índices significativos para o comportamento motivacional autônomo. Considera-se que os resultados obtidos possam trazer contribuições aos educadores e psicólogos que atuam em AVAs, incitando novas pesquisas na área e fornecendo informações referentes à temática investigada neste estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.