Kafka e o cinema: representações do passado colonial

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DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837275338

Palavras-chave:

Kafka, “Na Colônia Penal”, representação histórica, colonialismo, cinema colonial

Resumo

O colonialismo é um conceito que escapa a uma definição única, rígida. Embora seja um fenômeno histórico, sua compreensão é fluida, redefine-se ao longo do tempo e influencia nossa interpretação do período histórico em questão. Neste artigo, a partir das narrativas de Na Colônia Penal, de Kafka, e dos filmes coloniais África Oriental Alemã. Uma grande escola pública na província de Usambara e Secretário de Estado Dr. Solf visita o Togo em outubro de 1913, analisaremos representações do colonialismo que complexificam e mostram como os eventos eram percebidos contemporaneamente. Este ensaio explora a interação entre ficção, realidade e imaginação no contexto do colonialismo europeu. À medida que essas narrativas constroem representações da realidade, elas também moldam sua própria percepção da realidade, transcendendo o conceito de “real”. Desse modo, Kafka só pôde escrever sobre o colonialismo considerando o seu imaginário anterior presente em outras mídias, como nos filmes documentários. Esse imaginário se materializou nesses três textos nos dando uma dimensão de como a colonização era representada na época de sua efetivação.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas

Como Citar

CALÇA, Elaina. Kafka e o cinema: representações do passado colonial. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 38–59, 2024. DOI: 10.11606/1982-8837275338. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226889.. Acesso em: 12 out. 2024.