A interculturalidade na aula de DaF sob uma perspectiva decolonial

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DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372753270

Palavras-chave:

interculturalidade, decolonialidade, papel do professor, DaF, criticidade

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a interculturalidade, elemento tão presente nas aulas de língua atualmente, a partir de uma perspectiva decolonial. O objetivo é contribuir para as discussões a respeito de uma postura decolonial no ensino de línguas – no nosso caso, na aula de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) no Brasil –, trazendo reflexões sobre o papel do professor nesse processo. A partir de minhas reflexões e observações enquanto professora-pesquisadora e formadora de professores, procuro abordar como uma postura decolonial por parte do professor pode levar à desconstrução de padrões pré-existentes e, consequentemente, a um aprendizado mais próximo da realidade do aluno. Para tanto, além de revisitar e discutir conceitos basais para as reflexões aqui postas, procuro trazer exemplos práticos com os quais o professor se defronta em sala de aula, especialmente advindos de livros didáticos. Como o professor nem sempre está consciente de que pode – e deve – constituir resistência e oposição a postulações coloniais arraigadas em nossa sociedade, bem como ser ferramenta e incentivo para um mundo diferente, busco trazer algumas noções do pensamento decolonial, a fim de incentivar esse novo olhar para o aprendizado e uma nova postura frente ao mundo globalizado e intercultural em que vivemos.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas

Como Citar

PUPP SPINASSÉ, Karen. A interculturalidade na aula de DaF sob uma perspectiva decolonial. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 270–294, 2024. DOI: 10.11606/1982-88372753270. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226904.. Acesso em: 12 out. 2024.