O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para um ensino decolonial e intercultural de alemão
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837e243271Palavras-chave:
alemão como língua adicional, decolonialidade, abordagem intercultural, materiais didáticos para ensino de línguasResumo
No Rio de Janeiro, assim como em todo o país, o ensino de alemão como língua adicional costuma ser mediado por livros didáticos internacionais, ao redor dos quais se organizam currículos, métodos e avaliações (Uphoff 2009). Contudo, uma vez que se dirigem a um público-alvo europeu, estes materiais impõem severas limitações ao ignorar demandas particulares do contexto local. Diante disso, este artigo baseia-se na prática reflexiva (Schön 2000) e propõe investigar a elaboração local de materiais didáticos com base nas perspectivas decoloniais (Kumaravadivelu 2016) e interculturais (Walsh 2009, Candau 2016). Propomos um diálogo com a língua alemã que se inicia no contexto carioca e aproxima a língua-alvo ao aluno. Concluímos que dificuldades de conexão com o livro didático internacional reportadas por alunos podem ser superadas por meio de materiais sensíveis ao contexto cultural e local.
Downloads
Referências
Aquino, Marceli C.; Ferreira, Mergenfel A. V. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, v. 17, 1-33, 2023.
Arantes, Poliana C. C. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 34, p. 1-30, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/1982-883721341. Acesso em: 18 dez. 2022.
Bakhtin, Mikhail. Fragmentos dos anos 1970-71. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas Org., trad., de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017, p.21-56.
Block, David. Some Thoughts on DIY Materials Design. ELT Journal, v. 45, n. 3, 211-17, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1093/elt/45.3.211. Acesso em: 4 dez. 2022.
Blommaert, Jan. Ideologias linguísticas e poder. In: Silva, Daniel N.; MARTINS, Dina M.; ALENCAR, Claudiana N. Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 67-77, 2014.
Bohunovsky, Ruth. Imagens de uma língua: reflexões sobre o ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil. Pandaemonium Germanicum, n. 9, 327-344, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73942. Acesso em: 11 out. 2022.
Borelli, Julma.; Silvestri, Viviane; Pessoa, Rosane. Towards a decolonial language teacher education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, 301-324, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398202015468. Acesso em: 20 out. 2022.
Busch, Briggita. Mehrsprachigkeit. Viena: UTB, 2013.
Candau, Vera Maria F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, 235-250, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000100015. Acesso em: 23 mar. 2025.
_______. Ideias-força do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, v. 32, 15-34, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469814001. Acesso em: 23 mar. 2025.
Davies, Alan. The native speaker: Myth and reality. 2ª ed. Clevedon: Multilingual Matters, 2003.
Dobstadt, Michael. Plädoyer für ein neues Verständnis des Begriffs „Fremd“ in Deutsch als Fremdsprache. Inwiefern ist die deutsche Sprache (k)eine fremde Sprache? In: DIRIM, Inci; WEGNER, Anke (orgs.). Normative Grundlagen und reflexive Verortungen im Feld DaF und DaZ. Leverkusen: Verlag Barbara Budrich, 2018, 111-125.
Dorigon, Thaisa C.; Romanowski, Joana P. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, v. 3, n. 5, 8-22, 2008.
Fabrício, Branca F. Repetir-repetir até ficar diferente: práticas descoloniais em um blog educacional. Cadernos de linguagem e sociedade, v. 18, n. 2, p. 9-26, 2017.
Ferreira, Mergenfel A. V.; Aquino, Marceli C. Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família. Pandaemonium Germanicum, v. 27, n. 53, 60–85, 2024. DOI: 10.11606/1982-8837275360. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226893. Acesso em: 5 abr. 2025.
Figueredo, Carla J. O falante nativo de inglês versus o falante não-nativo: representações e percepções em uma sala de aula de inglês. Revista Linguagem & Ensino, v. 14, n. 1, 67-92, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15382. Acesso em: 22 mar. 2025.
Funk, Hermann et al. Aufgaben, Übungen, Interaktion. Deutsch Lehren Lernen 4. München: Klett-Langenscheidt, 2014.
Ghlamallah, Zineb B. El profesor no nativo entre inseguridad y legitimidad. In: Gonzáles, Maria A. L. (Org.); Moya, Olga Cruz (Ed.). La formación y competencias del profesor de ELE. Granada: ASELE, 415-428, 2016. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/26/26_0415. Acesso em: 22 mar. 2025.
Grilli, Marina. Por uma educação linguística Translíngue e Decolonial: questões para o ensino de alemão. Iniciação & formação docente, v. 7, n. 4, 904-930, 2020.
Herzig, Katharina. Deutschunterricht planen. DaF-Brücke: Zeitschrift der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer in Lateinamerika, México, v. 7, 26-27, 2005.
Holliday, Adrian. Native-speakerism. ELT journal, v. 60, n. 4, 385-387, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1093/elt/ccl030. Acesso em: 22 mar. 2025.
Kelly, Natasha A. Rassismus. Strukturelle Probleme brauchen strukturelle Lösungen! 1. ed. Hamburg: Atrium Verlag AG, 2021, ISBN 978-3-85535-114-5.
Kumaravadivelu, Bala. Dangerous liaison: globalization, empire and TESOL. In: Edge, Julian. (Re-)locating TESOL in an age of empire: Language and Globalization. Londres: Palgrave Macmillan, 1-26, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1057/978-0-230-50223-9_1. Acesso em: 4 out. 2022.
______. Individual Identity, Cultural Globalization, and Teaching English as an International Language: The Case for an Epistemic Break. In: Alsagoff, Lubna et al. (org.). Principles and practices for teaching English as an international language. New York: Routledge, p. 17-35, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780203819159. Acesso em: 23 jan. 2022.
______. The decolonial option in English teaching: Can the subaltern act? TESOL quarterly, Hoboken, v. 50, n. 1, 2016. 66-85. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tesq.202. Acesso em: 23 jan. 2022.
MAIA, Laura Fraga. O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para um ensino decolonial e intercultural de alemão. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Português-Alemão) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/16006. Acesso em: 26 nov. 2025.
Makoni, Sinfree; Pennycook, Alastair. Desinventing and reconstituing languages. In: Makoni, Sinfree; Pennycook, Alastair. (org.). Desinventing and reconstituing languages. Clevedon: Multilingual Matters, 1-41, 2007.
Maldonado-Torres, Nelson. On the coloniality of being: Contributions to the development of a concept. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, 240-270, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09502380601162548. Acesso em: 20 out. 22.
Mbembe, Achille. Akzeptanz und Transzendenz von Unterschieden als Aufgaben der Kultur. [Entrevista concedida a] Katharina von Ruckteschell. In: Ebert, Johannes; Grätz, Ronald (orgs.). Menschenrechte und Kultur - Das Menschenrecht auf Kultur, p. 103-116. Göttingen: Steidl Verlag, 2014.
McGrath, Ian. Teaching materials and the roles of EFL/ESL teachers: Practice and theory. Londres: Bloomsbury Academic, 2013.
Menezes de Souza, Lynn M. T. Foreword: A decolonial project. In: Stroud, Christopher; Bock, Zannie. Language and Decoloniality in Higher Education: Reclaiming voices from the South, 13-23, 2021.
Menezes de Souza, Lynn M. T.; Hashiguti, Simone T. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, v. 29, n. 53, 149-177, 2022.
Mignolo, Walter. The darker side of the Renaissance: literacy, territoriality, and colonization. 2. ed. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2003.
Mittelstadt, Daniela D. Orientações curriculares e pedagógicas para o nível avançado de português como língua adicional. 218 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/102208. Acesso em: 15 dez. 2022.
Moreira Júnior, Rusanil S. Por uma pedagogia decolonial no ensino de língua espanhola: uma experiência remota durante a pandemia da Covid-19. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 30, p. 63-81, 2021.
Nunes, Elaine C. R. A criatividade local na decolonialidade: entrelaçamentos e ações possíveis em meio acadêmico Letras/Alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 15, 57-72, 2023.
______. Reflexões sobre práticas descolonizantes em educação linguística: compartilhando experiências com a língua alemã no Brasil. Pandaemonium Germanicum, v. 27, n. 53, p. 11-37, 2024.
Pennycook, Alastair. Language as a local practice. Oxfordshire: Routledge, 2010.
______. Language and mobility: unexpected places. Toronto: Multilingual Matters, 2012.
Prabhu, N. S. There is no best method – Why? Tesol Quarterly, Hoboken, v. 24, n. 2, 1990, p. 161-176. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3586897. Acesso em: 04 out. 2022.
Prodromou, Luke. Prefácio. In: Deller, Sheelagh; Rinvolucri, Mario. Using the Mother Tongue: Making the most of the learner’s language. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen GmbH, 2017.
Puh, Milan, Sampaio, Ivanete da Hora; . Da teoria para a prática: propostas formativas interculturais e decoloniais para quem ensina(rá) línguas no Brasil. In: Almeida, Ariadne et al. (org.). Língua em movimento: Estudos em linguagem e interação. Salvador: EDUFBA, 107-124, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32459. Acesso em: 3 nov. 2022.
______. (De)colonialidade na trajetória de uma professora negra de alemão: construindo e analisando a biografia de Laís Manhães Naka. Pandaemonium Germanicum, v. 27, n. 53, 141–166, 2024. DOI: 10.11606/1982-88372753141. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226898. Acesso em: 6 abr. 2025.
Quijano, Aníbal. Coloniality and modernity/rationality. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, 168-178, 2007.
Rajagopalan, Kanavillil. Linguistics and the myth of nativity: comments on the controversy over “new/non-native Englishes”. Journal of Pragmatics, v. 27, 225-231, 1997.
_____. O conceito de identidade em lingüística: é chegada a hora para uma reconsideração radical? In: SIGNORINI, Ines (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 21-45, 2002.
_____. The concept of “World English” and its implications for ELT. ELT Journal, v. 58, n. 2, 111-117, 2004.
Robertson, Roland. Glocalisation: Time-Space and Homogeneity-Heterogeneity. In: Featherstone, M.; Lash, S.; Robertson, R. (Eds.). Global Modernities. London: Sage, 1995. p. 25-44.
Santos, Anderson S.; Maior, Carolina s.; Mello, Deborah M. Doch, ich bin Deutsche: um exemplo de representatividade Preta no material didático de alemão. Pandaemonium Germanicum, v. 27, n. 53, 252–269, 2024. DOI: 10.11606/1982-88372753252. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226903. Acesso em: 5 abr. 2025.
Santos, Leonor W.; Cuba Riche, Rosa. M.; Teixeira, Claudia. S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.
Savedra, Mônica M. G.; Meirelles, Camila. Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático. Pandaemonium Germanicum, v. 23, 1-23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/1982-883723411. Acesso em: 3 nov. 2022.
Silva, Mariana K. A. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 20, 1-29, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/1982-883720311. Acesso em: 3 nov. 2022.
Thomas-Olalde, Oscar; Velho, Astride. Othering and its effects – Exploring the concept. In: Niedrig, Heike; Ydesen, Christian (org.). Writing postcolonial histories of intercultural education. Berlin, Alemanha: Peter Lang Verlag, v. 2, 27-51, 2011.
Tomlinson, Brian; Masuhara, Hitomi. The complete guide to the theory and practice of materials development for language learning. Hoboken: Wiley Blackwell, 2017.
Tupas, Ruanni. The coloniality of native speakerism. Asian Englishes, Oxfordshire, v. 24., n. 2, p. 147-159, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13488678.2022.2056797 Acesso em: 4 out. 2022.
Uphoff, Dörthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2009. 173 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610360. Acesso em: 27 set. 2022.
______. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 43, 2021. p. 38-65. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182285. Acesso em: 4 out. 2022.
Uphoff, Dörthe; Arantes, Poliana C. C. Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 15, 40-56, 2023. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6594. Acesso em: 5 abr. 2025.
Vilaça, Márcio Luiz C. A elaboração de materiais didáticos de línguas estrangeiras: autoria, princípios e abordagens. Cadernos do CNLF, v. 16, n. 4, 51-60, 2012.
Walsh, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: Candau, Vera Maria F. (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009a, p. 12-43.
Walsh, Catherine; Oliveira, Luiz F.; Candau, Vera Maria F. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 8, 1-16, 2018. Disponível em: https://doi. org/10.14507/epaa.26.3874. Acesso em: 4 out. 2022.
Wammes, Jeffrey; Meade, Melissa; Fernandes, Myra. The drawing effect: Evidence for reliable and robust memory benefits in free recall. Quarterly Journal of Experimental Psychology, Washington, v. 69, n. 9, 1752-1776, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17470218.2015.1094494. Acesso em: 3 dez. 2022.
Zare, Pezhman; Othman, Moomala. Classroom debate as a systematic teaching/learning approach. World Applied Sciences Journal, v. 28, n. 11, 1506-1513, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5829/idosi.wasj.2013.28.11.1809. Acesso em: 5 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pandaemonium Germanicum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.