Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família

Autores

  • Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marceli Cherchiglia Aquino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837275360

Palavras-chave:

análise de livro didático, representações étnico-raciais, decolonialidade, alemão como língua adicional, construção de significados

Resumo

Neste artigo, discutimos as representações identitárias que orientam o ensino de língua alemã em uma amostra de três livros didáticos (DaF kompakt neu A1, Akademie Deutsch A+, Zeitgeist). Tendo como referencial teórico e metodológico a análise de imagens (Joly 2007), a perspectiva decolonial (Mignolo 2003, 2011; Maldonado-Torres 2007), os pressupostos da educação linguística crítica (Candau 2011, 2020) e as reflexões sobre representatividade étnico-racial, social e de gênero (Oniesko, Ferreira 2022), investigamos o potencial semiótico e discursivo dos materiais a partir do tema família. A análise qualitativo-interpretativa das imagens e propostas didáticas que compõem os materiais indica que os livros de editoras internacionais apresentam uma gama limitada de modelos familiares, o que pode reforçar estereótipos e promover um afastamento da realidade vivenciada pelo público local. Com os resultados e a análise do livro Zeitgeist, busca-se evidenciar a importância de projetos locais para o ensino de alemão, sobretudo no contexto acadêmico. Este estudo defende a relevância de abordagens didático-pedagógicas que envolvam uma perspectiva crítica e política, destacando que a ampliação das representações no material didático, tanto através de imagens como em seus aspectos discursivos, pode contribuir para uma maior participação e engajamento das estudantes nas diferentes práticas linguísticas na língua alvo.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas

Como Citar

FERREIRA, Mergenfel Andromergena Vaz; AQUINO, Marceli Cherchiglia. Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 60–85, 2024. DOI: 10.11606/1982-8837275360. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226893.. Acesso em: 12 out. 2024.