Improvisando em meio aos punks: um breve relato sobre uma apresentação musical na Virada Cultural

Autores

  • Guilherme Pinho Meneses Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Virada Cultural, São Paulo, música, punk, improviso

Resumo

Recebi um convite inesperado em meio a uma festa de aniversário de uma amiga: tocar na Virada Cultural. Um amigo meu de Santos, que por acaso estava ali na festa devido a uma amizade em comum, me propôs esta ideia de fazer um show durante o maior evento cultural da cidade de São Paulo enquanto distribuía os bótons recém feitos de sua banda Gattopardo. Tudo o que eu sabia era que seriam dez bandas, nada mais. Mas fiquei animado e logo comuniquei os meus companheiros. A primeira impressão foi de descrença, mas também de desafio. Tocar para um público inédito, em meio ao centro de São Paulo, um show aberto, com possibilidades de contatos e milhares de pessoas passando pelas ruas. No entanto, muitos seriam também os empecilhos. Afinal, onde iríamos tocar? A que horas? Haveria equipamento? E equipamento de boa qualidade? Seria um palco ilegal, com risco de intervenção policial? A proximidade com a gravação de nosso disco também agia como um fator contra, já que desviava a nossa atenção nos ensaios. Mas decidimos prolongar a resposta do aceite.

Biografia do Autor

  • Guilherme Pinho Meneses, Universidade de São Paulo

    Doutor em Antropologia Social (2020) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É Mestre em Antropologia Social (2014) e Bacharel em Ciências Sociais (2011) pela mesma instituição e Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (2010). É membro do Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares (LAPOD), do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP) e do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU).

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Meneses, G. P. (2012). Improvisando em meio aos punks: um breve relato sobre uma apresentação musical na Virada Cultural. Ponto Urbe, 10, 1-5. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217355