Ressignificando identidades na Tríplice Fronteira: diálogo cristão-muçulmano e questões sociais e políticas

Autores

  • Douglas de Toledo Piza

Palavras-chave:

Triplíce fronteira, muçulmanos, cristãos, religião

Resumo

O dia 25 de março é celebrado por vários cristãos como o dia da Anunciação do Senhor, em lembrança do anúncio pelo anjo Gabriel à Virgem Maria, que teria aceitado o verbo divino e feito a sua vontade, concebendo o filho de Deus. Na Sagrada Bíblia, encontram-se os versículos de Lucas que narram a anunciação sagrada cristã:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas, Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1: 26-38).

Em um país de maioria católica como o Brasil, nem todos sabem que a anunciação da concepção imaculada do profeta Jesus é também comemorada pelos muçulmanos.

Biografia do Autor

  • Douglas de Toledo Piza

    Professor Assistente do Programa de Relações Internacionais da Lafayette College. Doutor pelo Departamento de Sociologia da New School for Social Research (NSSR), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-FFLCH/USP), e bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade (IRI/USP). Tem experiência de pesquisa em Migrações, Diásporas, Fronteiras, Informalidade, Etnografia. Projetos de pesquisa sobre a atuação dos grupos migrantes chineses no circuito econômico entre Ciudad del Este (Paraguai) e São Paulo (Brasil); migrações climáticas; polícias de imigração. Foi bolsista pela NSSR (The President's Scholarship) e CAPES (doutorado pleno no exterior). Foi bolsista FAPESP com pesquisa sobre os migrantes chineses na cidade de São Paulo e circuito mercantil internacional de produtos chineses. Foi bolsista PIBIC-CNPq pelo IRI/USP com pesquisa sobre Arranjos Regionais de Segurança Internacional, sobre o tema da Organização de Cooperação de Shanghai

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Piza, D. de T. (2012). Ressignificando identidades na Tríplice Fronteira: diálogo cristão-muçulmano e questões sociais e políticas. Ponto Urbe, 10, 1-4. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217376