Imprensa e espaço urbano: a campanha do Jornal do Brasil pela urbanização da Barra da Tijuca (RJ) nos anos 1960

Autores

Palavras-chave:

Imprensa, Jornal do Brasil, Desenvolvimento urbano, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca

Resumo

Neste artigo, debruço-me sobre a discussão feita nas páginas do Jornal do Brasil (JB), em meados dos anos 1960, a respeito do desenvolvimento urbano da Barra da Tijuca, bairro localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Argumento que esse jornal construiu, a partir de um conjunto de reportagens, o imaginário simbólico da Barra da Tijuca como o Rio do futuro. Tais textos mobilizaram uma retórica de acusação e interpelação do poder público requisitando, para a região, políticas urbanísticas. Há no cerne da argumentação das reportagens o anseio de modernização do espaço urbano do Rio de Janeiro, que caracteriza parte das expectativas sociais do contexto. Esses imaginários de futuro constroem materialidades no espaço, têm efeito social na medida em que engendram políticas e mobilizam o poder público.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Teixeira Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alves, R. T. . (2021). Imprensa e espaço urbano: a campanha do Jornal do Brasil pela urbanização da Barra da Tijuca (RJ) nos anos 1960. Ponto Urbe, 28, 1-23. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217394