O fazer etnográfico em Câmara Cascudo: memória, fontes e interlocutores

Autores

Palavras-chave:

Câmara Cascudo, Etnografia, Cultura popular, Nordeste do Brasil, Memória

Resumo

Este artigo analisa o trabalho etnográfico de Câmara Cascudo, a partir do uso que este autor faz das memórias infantis, das maneiras como se relaciona com as fontes e das relações que estabelece com os interlocutores. Bem como, discute os debates de Câmara Cascudo com o conceito moderno de etnografia. Autor de envergadura e de vasta produção de estudos da “cultura popular” brasileira, Cascudo realizou muitas pesquisas nas quais fez uso do método etnográfico, especialmente, junto às populações do Nordeste do Brasil. E é sobre parte considerável dessas obras etnográficas que nossa análise se desenvolve. Conclui-se que a obra etnográfica de Cascudo se constrói a partir de posturas políticas, intelectuais e de flexibilidades metodológicas que pavimentam suas relações com a memória, com seus interlocutores e com as fontes, visando salvaguardar o mundo idílico do sertão nordestino.

Biografia do Autor

  • Vanderlan Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Paris-Descartes. Professor de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Campina Grande (PB - Brasil)

  • Valdeci Feliciano Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

    Licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande e professor de Direito no Centro de Educação Superior Reinado Ramos (Cesrei) e União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc). Campina Grande (PB - Brasil)

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DOI : 10.1590/s0104-71832014000200015

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Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, V. ., & Gomes, V. F. (2021). O fazer etnográfico em Câmara Cascudo: memória, fontes e interlocutores. Ponto Urbe, 28, 1-17. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217395