Por uma etnocaminhada em criação: modos de compor outras grafias festivas espetaculares

Autores

Palavras-chave:

etnocaminhada, festa de são marçal, corpo brincante

Resumo

O texto busca promover um diálogo sobre a poética do corpo caminhante presente na Festa de São Marçal ou Encontro dos Bois, como também é conhecida a festa que acontece anualmente no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo, em São Luís – MA. O deslocamento, apesar de possuir um trajeto retilíneo, característico da configuração festiva do bairro, apresenta muitas curvas e encruzilhadas inventivas, poéticas, espetaculares e imagéticas, (des)mobilizando diversos territórios simbólicos que serão ressaltados nesta caminhada etnocenológica. A discussão que se pretende realizar é pensar como a caminhada reinventa modos de produzir existências, sobretudo como os corpos experimentam a cidade e atravessam as camadas densas e tensas, tornando a paisagem festiva um espaço de trocas afetivas e criação nômade.

Biografia do Autor

  • Danielle de Jesus de Souza Fonsêca, Universidade Federal do Pará

    Doutoranda em Arte pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Secretaria Estadual de Educação/ MA.

Referências

ALBERNAZ, Lady Selma. 2004. O “urrou” do boi em Atenas: instituições, experiências culturais e identidade no Maranhão. Tese de doutorado em Antropologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

BARROSO, Oswaldo. 2004. Incorporação e memória na performance do ator brincante. In: Patrimônio imaterial, performance cultural e (re) tradicionalização. Teixeira, João Gabriel L.C., et al (org.). Brasília: Editora UnB. pp 68-87.

BIÃO, Armindo. Estética Performática e Cotidiano. In: TEIXEIRA, J. (org.), Performance & Sociedade. Brasília: TRANSE/UNB, 1996.

_____. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Editora, 2009.

BORRALHO, Tácito Freire. O Teatro do Boi. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Universidade de São Paulo, 2012.

BRÍGIDA, Miguel Santa. 2016. Etnocorpografias dos terreiros afro-amazônicos: imersões metodológicas da Etnocenologia. Anais da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. v. 17, n. 1, pp 2140-2163.

FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza Fonsêca. 2015. Tem mascarado na festa de São Marçal: o brincante de Pai Francisco no bumba meu boi em São Luís, MA. Dissertação de mestrado em Arte Contemporânea. Universidade de Brasília. Brasília: IDA-UnB.

RIBEIRO, Tânia Cristina Costa/IPHAN. Bumba meu boi: som e movimento. São Luís: Iphan/MA, 2011.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Cir-Kula

Como Citar

Fonsêca, D. de J. de S. (2021). Por uma etnocaminhada em criação: modos de compor outras grafias festivas espetaculares. Ponto Urbe, 28, 1-20. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217410