A Antropologia do espectro de uma guerra híbrida: entrevista com Piero Leirner

Autores

Palavras-chave:

Entrevista, Piero Leirner

Resumo

Em 9 de junho de 2021, Juliana Caruso, Arthur Fontgaland e Ana Fiori, editores da Revista Ponto Urbe, entrevistaram o antropólogo Piero Leirner, professor da Universidade Federal de São Carlos, a respeito de sua longeva trajetória de pesquisa junto aos militares brasileiros, cujos resultados tiveram como fruto recente o livro O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida: militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva antropológica (Ed. Alameda, 2020), buscando ao mesmo tempo recuperar a trajetória desde sua formação inicial, incluindo seus interesses sobre hierarquia e parentesco no Alto Rio Negro, e delinear horizontes futuros para o cenário político brasileiro.

Biografia do Autor

  • Juliana Caruso, Universidade de São Paulo

    Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo. Membro dos laboratórios HYBRIS (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades) e LAPOD (Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares IEB/USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Ana Letícia de Fiori, Universidade de São Paulo

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. 

  • Arthur Fontgaland, Universidade de São Paulo

    Diretor do Instituto Matizes. Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Piero Leirner, Universidade Federal de São Carlos

    Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Caruso, J. ., Fiori, A. L. de ., Fontgaland, A. ., & Leirner, P. . (2021). A Antropologia do espectro de uma guerra híbrida: entrevista com Piero Leirner. Ponto Urbe, 28, 1-24. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217446