Agentes, gostos e relações: etnografando a dinâmica político-cultural de uma biblioteca pública brasileira

Autores

  • Daniel Fernandes Moreira Pontificia Universidad Católica del Perú

Palavras-chave:

etnografia, biblioteca, agentes frequentadores, dinâmica cultural, política atual, Vila Prudente

Resumo

Este texto apresenta um experimento pontual, de curta duração, realizado na Biblioteca Ricardo Ramos, localizada na Vila Prudente, zona leste da cidade de São Paulo, Brasil. O objetivo é descrever e interpretar como os usuários ou os “agentes frequentadores” estão pensando sobre a situação política no Brasil atual. Para tanto, na parte metodológica recorreu-se a duas modalidades de coleta de material empírico: as entrevistas em profundidade e as observações livres. Já nas conclusões, torna-se possível compreender a dinâmica cultural que ocorre na biblioteca por meio de dois cenários: os inseridos nos espaços internos e os externos. O primeiro está representado pelo gosto e opções das leituras e circulações dos livros. O segundo, pelas relações existentes entre a biblioteca e as associações, onde há interconexão com lideranças locais (do bairro e favela) a partir da comunicação de jornais de distribuições gratuitas e serviços de apoio e gestão para a comunidade.

Referências

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Vozes. 2007.

INGOLD, Tim. Making : anthropology, archaeology, art and architecture / Tim Ingold. Pie de Imprenta: London ; New York : Routledge. 2013

LATOUR, B. Noun, n’avons jamais été modernes. Paris. Editions La Découvert. (1991).

MAGNANI, José Guilherme. O Circuito: proposta de delimitação da categoria. Revista Ponto. Urbe, 2014 http://pontourbe.revues.org/2041.

MOREIRA Fernandes Daniel. Patrimônio cultural da Amazônia Ocidental Brasileira: Na defesa da Educação Patrimonial diante das transformações da comunidade de Jacy-Paraná (RO). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Rondônia. UNIR, Porto Velho. 2012.

MOREIRA Fernandes Daniel. Projeto Cultura e Educação: Uma nova proposta Museológica na Dimensão do Museu histórico e geográfico de Poços de Caldas Minas Gerais, Brasil. Revista de arqueologia Pública 3, 2008. UNICAMP, Campinas.

SÁEZ, Calavia Oscar. Esse obscuro objeto de pesquisa. Manual de método, técnicas e teses em Antropologia. 1 Edição. Ilha de Santa Catarina, 2013.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Etnográficas especial: Narrativas urbanas em tempos perturbadores

Como Citar

Moreira, D. F. . (2024). Agentes, gostos e relações: etnografando a dinâmica político-cultural de uma biblioteca pública brasileira. Ponto Urbe, 18, 108. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/219003