Saravá, opá: bruxaria, etiologias e um terreiro de Umbanda em Portugal

Autores

  • Carlos Alberto Borges da Silva
  • Maria da Penha Vasconcellos

Palavras-chave:

religiões afro-brasileiras, bruxaria, Portugal

Resumo

As religiões afro-brasileiras que se estabeleceram em Portugal, a partir dos anos 70 encontraram facilidade para sua expansão em decorrência de fatores da cultura portuguesa associados à crença na bruxaria. Os terreiros tiveram que acionar no âmbito dessa cultura, elementos de referência às casas de culto do Brasil, como as ideias de firmeza e a prática da caridade, para se estabelecerem no mercado religioso afro-brasileiro português. O terreiro de Pai João de Iemanjá é tomado neste artigo como paradigma para explicar essa relação. The african-brazilian religions that were settled in Portugal in the 70s, easily expanded due to the Portuguese culture, associated in the belief of witchcraft. The terreiros had to throw elements in that culture,that were references to the worship-cult centers in Brazil, like having stong ideas and the practice of charity, enabling it to be established in the religious african-brazilian portuguese market. The terreiro of Pai João de Iemanjá was used in this research to explain this relationship.

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Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, C. A. B. da, & Vasconcellos, M. da P. (2012). Saravá, opá: bruxaria, etiologias e um terreiro de Umbanda em Portugal. Ponto Urbe, 11, 1-20. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/219812