Reflexões em torno de práticas culturais na Luz

Autores

  • Julio Talhari
  • Laís Silveira
  • Bruno Puccinelli

Palavras-chave:

instituições culturais, usos do espaço, consumo cultural

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisas etnográficas que partiram da análise do consumo cultural em instituições culturais na Luz, em São Paulo, com a finalidade de apreender usos, representações e possíveis interações entre o público das instituições com o entorno e com a população local. Tendo como base observações de campo e entrevistas realizadas na Sala São Paulo, na Pinacoteca do Estado e também no Parque da Luz, foi possível conhecer usos que os frequentadores fazem da região. A partir de tal conhecimento, concepções apriorísticas que muitas vezes tendem a caracterizar a Luz ou como um bairro cultural ou como uma região degradada, marcada pela presença da cracolândia e alvo, a partir de 2005, do Projeto Nova Luz, puderam ser repensadas.

 

Referências

ALMEIDA, Adriana M. Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com os visitantes da Pinacoteca do Estado e do Museu de Zoologia. Anais do Museu Paulista. São Paulo. nº Sér. v. 12, p. 269-306. jan./dez. 2004.

DOI : 10.1590/S0101-47142004000100020

ANDRADE, J. P.; ARANTES, P.; FIX, M.; LEITE, J. G. P.; WISNIK, G. Notas sobre a Sala São Paulo e a nova fronteira urbana de cultura. Pós, Revista do Programa de Pós-Graduação da FAUUSP, nº 9, jun., 2001. Disponível em: http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/fix_salasaopaulo.pdf.

BOTELHO, I.; FREIRE, C. T. Equipamentos e serviços culturais na região central da cidade de São Paulo. In: Caminhos para o Centro – Estratégias de desenvolvimento para a região central de São Paulo. São Paulo: Emurb/CEM/Cebrap, 420 pp., 2003.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.

CAMARGOS, Marcia. A Pinacoteca em oito tempos: um ensaio. In: Araújo, M. M.; ______. (orgs.). Pinacoteca do Estado: a história de um museu. São Paulo: Artemeios, 2007.

CESAR, R. de C.; FRANCO, L. R. C. ; BRUNA, P. J. V. Área da Luz: renovação urbana em São Paulo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.

COSTA, Joaz. Dicionário de música. Curitiba: JM Editora, 1994. Luteria.

ESMANHOTTO, Mônica. N. Museus e anima urbana: Pinacoteca e bairro da Luz. 163f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. Livros Studio Nobel Ltda.:São Paulo, 1995.

FRÚGOLI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Edusp, 2006 [2000].

_____. Lignes articulées de recherche à propos d'un quartier du centre de São Paulo. Brésil(s). Sciences humaines et sociales, CRBC, no prelo.

FRÚGOLI Jr., H.; SKLAIR, J. O bairro da Luz em São Paulo: questões antropológicas sobre o fenômeno da gentrification. Cuadernos de Antropología Social nº 30, FFyL, Universidad de Buenos Aires, Dec., 2009.

FRÚGOLI Jr., H.; SPAGGIARI, E. Da cracolândia aos noias: percursos etnográficos no bairro da Luz. Ponto Urbe 6 – Revista do Núcleo de Antropologia Urbana, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: www.pontourbe.net/edicao6-artigos/118-da-cracolandia-aos-noias-percursos-etnograficos-no-bairro-da-luz.

GASPAR, Samantha dos S. Gentrification: processo global, especificidades locais?. Ponto Urbe 6 – Revista do Núcleo de Antropologia Urbana, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.pontourbe.net/edicao6-artigos/107-gentrification-processo-global-especificidades-locais.

GUIMARÃES, Lais B. M. Luz. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico/ Prefeitura do Município de São Paulo (Coleção História dos bairros de São Paulo), 1977.

KARA-JOSÉ, Beatriz. Políticas culturais e negócios urbanos: a instrumentalização da cultura na revalorização do centro de São Paulo (1975-2000). São Paulo: Annablume, 2007.

______. A popularização do centro de São Paulo: um estudo de transformações ocorridas nos últimos 20 anos. 264f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MARINS, Paulo. C. G. Um lugar para as elites: os Campos Elísios de Glette e Nothmann no imaginário urbano de São Paulo. In: Lanna, A. L. D.; Peixoto, F. A.; Lira, J. T. C.; Sampaio, M. R. A. de (orgs.). São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2011, p. 209-244.

MEYER, R.; IZZO JR., A. Polo Luz: Sala São Paulo, cultura e urbanismo. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 1999.

MOSQUEIRA, Tatiana M. Reabilitação da região da Luz – Centro histórico de São Paulo: Projetos urbanos e estratégias de intervenção. 192f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

NESCHLING, John. Música mundana. São Paulo, Editora Rocco, 2009.

RUI, Taniele. Corpos abjetos: etnografia em cenário de uso e comércio de crack. 355F. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2012.

SASSEN, Saskia. O lugar e a produção na economia global. In: ______. As cidades na Economia Mundial. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

SILVA, Selma L. Mulheres da Luz: uma etnografia dos usos e preservação no uso do crack. 115f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

SPAGGIARI, E.; RODRIGUES, W. E.; FONSECA, I. Z. Etnografia da atuação de entidades sociais na região da Luz In: Frúgoli Jr., H. (org.), Dossiê Luz, São Paulo. Ponto Urbe (NAU-USP), v. 11, 2012.

DOI : 10.4000/pontourbe.1143

TRUZZI, Oswaldo. Etnias em convívio: o bairro do Bom Retiro em São Paulo. Revista de Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº 28, vol. 2, pp. 143-166, 2001.

WALKER, José (org.). Sala São Paulo: Café, Ferrovia e a Metrópole. Ed. Retrato, Imaginário, 2001.

ZUKIN, Sharon. The cultures of cities. Cambridge/Oxford, Blackwell Publishers, 1995.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Dossiê: Luz, São Paulo

Como Citar

Talhari, J., Silveira, L. ., & Puccinelli, B. . (2012). Reflexões em torno de práticas culturais na Luz. Ponto Urbe, 11, 1-28. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/219832